Nova Veneza, a capital da gastronomia italiana

0
65
Pórtico de Nova Veneza Santa Catarina

Não sei vocês, mas eu ADORO uma comida italiana! Muita massa, polenta, galetinho al primo canto, nossa, só de pensar está me dando água na boca! Como eu sei que todos aqui também gostam (sic sic!!), vou deixar essa dica de onde comer em Nova Veneza, considerada a capital da gastronomia italiana em Santa Catarina.

Restaurante Veneza

Durante o 1° Encontro Rota Sul, que reuniu 12 blogueiros de viagem na região sul de Santa Catarina, fomos recebidos para o almoço e o jantar, em dois restaurantes ótimos na cidade. Eles foram parceiros do evento, mas tudo o que vou relatar aqui é minha experiência, não é confete não! Tanto que as duas casas estavam lotadas, conseguimos lugar por que já estava reservado, pois do contrário teríamos de esperar na fila.

Mas chega de conversê né! Vamos aos fatos!!

Restaurante Veneza

Nossa almoço foi no Restaurante Veneza, que está localizado na Praça Humberto Bortoluzzi, a praça central da cidade e onde fica a Rota Gastronômica. É uma típica tratoria italiana, daquelas de mesa posta, como eu costumo falar. Eles trazem salada, fortaia (uma espécie de omelete, que eu amo), arroz, polenta (que eu também amo!) e outras coisinhas, na mesa. No buffet que fica no fogão a lenha, molhos, feijão e muito mais e… ainda ficam passando com massas e carnes.

Restaurante Veneza Santa Catarina

A comida é muito saborosa e dá vontade de ficar repetindo, mas gente, quem aguenta uma coisa dessas, me digam?! Ainda mais quando tem uma mesa de doces para a sobremesa. Bom, mesmo eu não aguentando fico firme até o fim ahahahah. E para arrematar um belo de um suco de uva, daqueles caseiros!

Restaurante Veneza Santa Catarina
Olha as delícias ali no fogão a lenha!!

Restaurante Veneza Santa Catarina

Restaurante Veneza Santa Catarina sobremesa

Durante o almoço o Grupo Musical Eco di Venezia nos surpreendeu com uma apresentação, cantando músicas típicas italianas, como a famosa Mérica Mérica, considerada a canção dos imigrantes. O grupo, formado por descendentes de várias das famílias que colonizaram a cidade, canta com tanto orgulho que deixa qualquer um emocionado! Mas a coisa mais linda foi ver o nonno, fundador do Restaurante Veneza, cantando junto 🙂 todo faceiro e muito firme aos noventa e tantos anos.

Grupo Musical Eco di Venezia
Olha o nonno, todo querido, concentrado para cantar! 🙂

Fomos muito bem recebidos pelas proprietárias, Larissa Bortolotto e sua mãe, que fez uma gentileza e preparou ali mesmo, no fogão a lenha, uma panela de polenta daquela de cortar com fio. Olha, tem que ter braço para mexer viu?!? Ainda bem que era só uma panelinha, por que ela falou que a panela oficial é muito maior!!! Depois de pronta eu não me fiz de rogada e comi uns pedaços, claro!!!

**Endereço: Praca Humberto Bortoluzzi. Reservas (48) 3436-1168

Curiosidade: a família Bortolotto é descendente de Nonno Bratti, que construiu as Casas de Pedra, hoje um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. O Conjunto de casas centenárias é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Leiam mais aqui sobre elas!

Restaurante Bodega do Zeca

Para o jantar, fomos recebidos na Bodega do Zeca. O restaurante oferece a la carte e tem um buffet de massas e saladas, além de um costela na brasa que é daqui oh! As massas são produção própria, daquelas caseiras. Ele fica instalado na casa onde morava a família de Fernando Mondardo Bongiolo, dono do estabelecimento. O nome do restaurante é uma homenagem a seu pai, conhecido por todos como Seu Zeca.

Bodega do Zeca Nova Veneza

Olha lá o costelão assando, na vitrine!! Que tal??!

Lá na Bodega do Zeca o Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro estava nos aguardando para uma apresentação de dança. Muito lindas as meninas com seus trajes típicos. O legal foi que elas nos colocaram pra dançar também!!

Grupo Folclórico Italo Brasileiro

Turma do Encontro Rota Sul reunida na Bodega do Zeca. Com participação do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro e a Blogueira de gastronomia Rúbia Ramos.

**Endereço: Rua Alfredo Pessi, 664. Funciona de terça a sábado, das 19h às 23h, e domingos, das 11h30 às 14h30. Reservas: (48) 3436-5157

Outras sugestões na cidade

Casa do Chico Galeteria e Pizzaria 

Instalado e um casarão histórico, tem ótimas referências. Várias pessoas com quem conversei foram unânimes em dizer que seu cardápio é diferenciado e que as pizzas são maravilhosas. No dia em que passamos por lá estava bem lotadinho mesmo!

Restaurante Casa d Chico Nova Veneza

Restaurante Casa do Chico Nova Veneza

Endereço: Praça Humberto Bortoluzzi. Funciona de quarta a segunda, a partir das 19h. Informações e reservas: Casa do Chico

Gheppo Gelateria e Cafeteria

É uma espaço todo charmosinho, de janelas largas, onde o pessoal fica saboreando um belo gelato ou os cafés da casa e curtindo o movimento da praça. Não conseguimos passar por lá, mas já está na lista para uma próxima vez!

Endereço: Praça Humberto Bortoluzzi. Funciona terça a quinta e domingo, das 12h às 22h. Sextas e sábados, das 12h às 00h. Informações: Gheppo Gelato e Café

E ai, gostaram das sugestões? Se fosse vocês colocava na lista de lugares para visitar hein?! Ah aproveita e salva essa imagem no seu Pinterest pra ter sempre a mão essas informações! 😉

Restaurante Veneza Santa Catarina Pinterest


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui