Ponte Hercílio Luz e Forte de Sant’anna do Estreito

0
2920
Ponte Hercílio Luz, Florianópolis

Como Florianópolis é relativamente próxima aqui de Blumenau, sempre que dá um tempinho vamos para lá. Em uma dessas andanças é claro que eu parei para visitar e admirar a Ponte Hercílio Luz, que está com seu visual um pouco modificado, em função das inúmeras gruas que fazem parte da obra de profunda revitalização que estão fazendo.

Acredito que todos conheçam a famosa ponte de Floripa, um dos seus principais cartões postais. Eu tive a sorte de cruzá-la de carro (mas isso lá em mil novecentos e bolinha!!)! O legal é que em breve (até o final de 2019) ela voltará a ser aberta para travessia, para pedestres e ônibus coletivos. Vamos aguardar!

Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz

Uma das maiores pontes pênseis do mundo, a Ponte Hercílio Luz teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926.

Leva o nome do governador que idealizou sua construção e conseguiu dar vida ao projeto. Eu a acho linda, uma maravilha da engenharia.

Forte de Sant’anna do Estreito

Ali, aos pés da ponte, fica o Forte de Sant’anna do Estreito que começou a ser construído a partir de 1761, segundo projeto do Engenheiro Militar José Custódio de Sá e Faria.

Estando situado junto ao estreito da união das Baías Norte e Sul, sua função era proteger a Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, das embarcações que adentrassem a Baía Norte.

Em 1938 foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN, abrigando desde 1975 o Museu de Armas Major Lara Ribas da Polícia Militar de Santa Catarina. 

Sede do Forte Santanna e Ponte Hercílio Luz
Maquete do Forte Santanna do Desterro

As Fortalezas de Santa Catarina

O Forte de Sant’anna está entre as fortalezas que protegiam a Ilha de Santa Catarina, junto com o Forte de Santo Antônio de Ratones, Fortaleza de Nossa Senhora de Conceição Araçatuba, Fortaleza de São José de Ponta Grossa, Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, Forte de Santa Bárbara da Vila, Forte Marechal Moura de Naufragado e Bateria de São Caetano da Ponta Grossa.

Além do Forte de Sant’anna eu já visitei a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que fica entre as praias de Daniela e Jurerê, e é um passeio bem legal, pois para chegar até lá vamos de escuna.

Fazer o roteiro completo deva ser bem interessante, principalmente para quem gosta de história, lendas e outros que tais! Eu adoro!

Canhões do Forte Santanna do Desterro, em Florianópolis
Canhões do Forte Santanna do Desterro, em Florianópolis

Chegar ao Forte é bem fácil. Basta seguir pela Beira Mar Norte e entrar pelo acesso que vai para a Polícia Militar. O bom é que tem um estacionamento e até bancos, para quem quiser sentar e ficar admirando a paisagem.

E foi o que eu fiz, fiquei por ali, só na contemplação, apreciando a vista da baía da terra da magia 😉 Vocês já conhecem esse pedaço de Floripa? O que acharam?


Ponte Hercílio Luz e Forte Santanna do Desterro

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips


 PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.  

+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.

Artigo anteriorSete Lagoas, a terra das lagoas encantadas!
Próximo artigoAmigos da Casa, Blog Suas Próximas Viagens
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.