Sete Lagoas, a terra das lagoas encantadas!

0
11308
Sete Lagoas, a terra das lagoas encantadas

Sete Lagoas ou Sete, como é chamada por seus moradores, é uma cidade mineira que fica a 70 km da capital Belo Horizonte. Com pouco mais de 230 mil habitantes é conhecida por seu Polo Industrial e, como o nome já entrega, por suas Lagoas.

Como morei na cidade pude me aprofundar e conhecer muito do lugar! Saía andando ao léu, observando tudo, do comércio movimentado, às pessoas apressadas (a vida é corrida por lá).


O que ver em Sete Lagoas

Eles têm um Mercado Central (fundado em 1954), pequeno se comparado aos de outros centros, mas tem de tudo! Dos sempre presentes produtos populares, a pássaros, aves, coelhos, flores, cestarias, panelas, entre outras coisas.

Ah… sem esquecer da banquinha que vende o típico Tropeirão (iguaria mineira onde vai de tudo e mais um pouco, sendo finalizado com um baita ovo estalado em cima) e para sobremesa o delicioso doce de leite com queijo minas.

Entardecer na Lagoa Paulino, em Sete Lagoas
Entardecer na Lagoa Paulino.

Mas o que chama a atenção são suas lagoas. São elas: Lagoa Boa Vista, José Félix, do Cercadinho, Matadouro, Paulino, Catarina e Lagoa da Chácara, o que tornou Sete Lagoas conhecida como a “Terra das Lagoas Encantadas“.

As mais famosas são a Lagoa Boa Vista que conta com uma moderna configuração paisagística. Sua orla arborizada é local de práticas esportivas. Bem no centro da lagoa, a Ilha dos Macacos abriga alguns animais. 

Lagoa do Cercadinho (que ficava na esquina da minha casa) é o marco que separa os Bairros Mangabeiras e Centro.

Lagoa do Cercadinho vista da Serra de Santa Helena.

E a Lagoa Paulino, cartão postal que fica bem no centro da cidade. Em seu entorno estão barzinhos e restaurantes, que eu frequentava sempre. Seu calçadão recebe a sombra de palmeiras e buritis. Na lagoa está a famosa Ilha do Milito, onde é possível alugar pedalinhos para um passeio.

Em algumas épocas do ano o flanar das garças transforma a paisagem das lagoas, elas chegam com sua algazarra característica, deixando a copa das árvores branquinhas.

Em tempos recentes um grupo de três botos também habitava a Lagoa Paulino, mas o animais foram retirados quando a cidade sofreu com um período sem chuvas e as lagoas quase secaram.

Alguns casarões antigos ainda se mantém, como esse com arquitetura típica dos anos 1940, do século passado, que pertenceu a Euro Andrade, ex-Prefeito da cidade, e que foi restaurado para abrigar o MUMI – Museu de Mineralogia, Arte e Tecnologia de Sete Lagoas.

Ao lado dele existia um outro lindíssimo, que infelizmente foi demolido e causou comoção. Ele fica bem em frente a Alameda das Palmeiras.

Museu de Mineralogia, em Sete Lagoas

Sete Lagoas tem uma Praça Tiradentes (difícil a cidade mineira que não tenha uma). Em volta dela fica o Centro Histórico, com casas em estilo colonial, antigos casarões e a Igreja de Santo Antônio (que também é a Catedral), santo padroeiro da cidade.

Uma edificação de 1886, lindamente adornada, com altar-mor e púlpitos entalhados direto na madeira. Está sempre com suas portas abertas para visitantes e fiéis que queiram entrar para fazer uma oração ou apenas admirá-la. Em frente à Catedral uma réplica do primeiro Cruzeiro pode ser vista.

Igreja de Santo Antônio, Catedral de Sete Lagoas

Ali próximo, na antiga casa da família Chassim-Drummond (prósperos comerciantes do Séc. XIX), fica o Centro Cultural Nhô-Quim Drummond, que abriga rico acervo sobre o folclore local e regional, como a história dos Congados, Guardas de Congos, Moçambiques, Pastorinhas, Folias de Reis, Contadores de Histórias, Boi da Manta (seria como uma variação do Boi de Parintins e o Bumba meu Boi, do Nordeste) e danças folclóricas.

No Casarão também tem espaço o Memorial Zacarias (isso mesmo, um dos Trapalhões era setelagoano), que guarda lembranças, figurinos, prêmios e até as perucas do comediante. Outra filha ilustre da cidade é a cantora pop/sertaneja, Paula Fernandes.

Ah! E claro, em um dos salões, um atelier vende lindíssimos produtos do artesanato local e regional. Imagina se eu não fiz várias comprinhas?!!!

Ainda no Centro Histórico, na antiga sede da Fazenda das Sete Lagoas (construção de 1841, quando a cidade era apenas um vilarejo), fica o Museu Municipal. 

Ali é possível saber mais da história do município, conhecer suas famílias tradicionais, personalidades da política e da Igreja, que ajudaram na construção e desenvolvimento de Sete Lagoas.

Além dos vários itens expostos, uma galeria de fotos ajuda o visitante a se situar no contexto histórico da cidade. Vale a visita!!

Já na antiga Estação Ferroviária, inaugurada em 1886, temos o CAT – Centro de Apoio ao Turista, que também é o Museu Ferroviário. Nele a história da ferrovia em Sete Lagoas é preservada, através de documentos, fotografias, maquinário e ferramentas utilizadas pelos funcionários e maquinistas.

Funcionou por mais de 100 anos e em dezembro de 1992 foi desativada, deixando muita saudade e boas lembranças, para aqueles que tiveram o privilégio de passar por sua plataforma.

Saindo do centro, temos a Serra de Santa Helena, o ponto mais alto de Sete Lagoas, com mais de 1000 metros de altitude e de onde se tem uma vista privilegiada da cidade e de quase todas as suas lagoas.

Aos finais de semana é comum o lugar ficar lotado de praticantes de paraglider, principalmente entre os meses de setembro e dezembro, quando os ventos são melhores para a prática do esporte!!

No topo da serra encontramos a Capela de Santa Helena, em estilo colonial, construída em 1852 pelo fazendeiro Antônio Lino de Avelar, como forma de agradecimento por graças alcançadas.

O lugar é bucólico e em noites de lua cheia acontecem saraus, com rodas de viola. Seu cruzeiro iluminado pode ser avistado de quase toda a cidade.

Bem perto da Serra de Santa Helena fica o Parque da Cascata, com sua lagoa sempre rodeada pelas moradoras do local, as capivaras!

São quase 300 hectares de mata nativa, onde visitantes e moradores costumam frequentar aos finais de semana, principalmente no verão, quando buscam refresco para o calor inclemente que faz por aquelas terras mineiras!

Capivaras no Parque da Cascata, em Sete Lagoas

E esses foram os principais pontos turísticos de Sete Lagoas. Que ainda tem o Estádio Joaquim Henrique Nogueira, mais conhecido como Arena do Jacaré. O estádio recebeu o nome do dono do terreno onde foi construído e seu “apelido” é em função do mascote do Democrata Futebol Clube, time oficial da cidade, ser um jacaré!

Atualmente o time disputa a Série C dos campeonatos brasileiros. Partidas oficiais de outros times mineiros costumam acontecer por lá, levando muita movimentação a cidade. Durante a Copa de 2014 a Seleção Uruguaia ficou hospedada em Sete Lagoas e seu CT foi a Arena do Jacaré!


Sete Lagoas, a terra das Lagoas Encantadas

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

Artigo anterior5 anos do blog Casa de Doda, parabéns!
Próximo artigoPonte Hercílio Luz e Forte de Sant’anna do Estreito
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.