Conhecendo o centro histórico de Luiz Alves

0
6701

Continuando nosso passeio por Luiz Alves, mais conhecida por ser a terra da cachaça, hoje mostro outros pontos turísticos que fui conferir para dar a dica para vocês!

+Encontre seu Hotel na Região

A cidade tem um pequeno Centro Histórico, onde casarões do início do Século 20 ajudam a contar sua história. Uma pena que algumas estejam fechadas, não permitindo a visitação. Ainda assim é bom parar, pois rendem ótimas fotos!

Casarão da Família Luciani. Construído no ano de 1911. Como era comum naquela época, a família morava na parte superior da casa e na parte térrea ficava o comércio. Geralmente armazéns de secos e molhados. Seu porão era usado para o estoque dos produtos vendidos. A residência serviu de hospedagem para os padres Salesianos por ocasião das Visitas na Capela São João Batista.

luiz-alves-sc-18

Casarão da Família Tiedt. Construído em 1902, seu primeiro morador foi o Sr Arnoldo Volles. Também foi um comércio de secos e molhados, além de ponto de encontro da comunidade local. A geração atual da família Tiedt reside no casarão, que abriga também o minimercado São João.

SONY DSC
Foto Site Costa Verde Mar

Casarão Dudalina. Edificada em 1932, o casarão pertenceu aos pais da sra. Adelina Hess. Que depois de casada, adquiriu a mesma com seu marido, sr. Rodolfo Francisco de Souza. Eram comerciantes de tecido e, por ocasião de uma compra muito grande, que não conseguiram vender, dona Adelina resolve usar tudo para fazer camisas. E assim, em 1957, nascia uma das indústrias têxteis mais famosas do Brasil, com suas icônicas camisas de punhos coloridos: a Dudalina! O nome é uma junção do apelido de seu Rodolfo, o Tio Duda, com o de Dona Lina. A casa é chamada de Memorial Tio Duda e guarda o maquinário que deu início a confecção, mas como falei no início, não está aberta para visitação.

SONY DSC
Foto site Costa Verde e Mar.

O Centro Histórico ainda é composto por outros prédios, como o da antiga Prefeitura, e as Casas das Famílias Wust, Schwanke, Gaya, Silva, Martendal e Casarão da Celesc.

Luiz Alves também tem forte em suas raízes a religiosidade. São inúmeras Igrejas, Capelas e Grutas. Como a Igreja Matriz de São Vicente de Paulo, erguida em 1951. Sua arquitetura é no estilo gótico-romano. Possui uma torre de 30 m de altura e nave central de 42 m de comprimento, e foi feita inteiramente com tijolos maciços e estuque. Seu altar, bancos, confessionário, portas e toda a parte de madeirame, foi responsabilidade do marceneiro Jacó Spézia. A Igreja permite visitas, desde que agendadas com antecedência. Está aberta o ano todo, de segunda a domingo, das 8h às 17h, e a entrada  é gratuita.

luiz-alves-sc-19

Igreja São João Batista. Até chegar a Igreja atual, passou por três construções. Esta é a última, sendo iniciada em 1964 e concluída em 1969. Os mestres de obra foram os irmãos descendentes de imigrantes italianos Bruno e Mário Paolin, uma das primeiras famílias a se estabeleceram na cidade. A imagem do padroeiro, os sinos e o crucifixo foram importados da Itália em 1886.

luiz-alves-sc-17

A mais recente construção é a Igreja de Santa Paulina, uma homenagem a primeira santa brasileira. A igreja lembra um pouco o famoso Santuário dedicado a Santa Paulina, que fica em Nova Trento, a cidade onde ela viveu.

luiz-alves-sc-15

Viram como Luiz Alves é bonitinha e tem passeios legais? Espero que tenham gostado e que, em uma próxima vinda aqui por esses lados de Santa Catarina, deem uma passada por lá. Assim, além de apreciar as cachaças e licores artesanais, também ficam conhecendo outros atrativos!

luiz-alves-sc-11


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas!

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

Artigo anteriorLuiz Alves, a terra da cachaça artesanal
Próximo artigoOnde comer em Porto de Galinhas|PE
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.