O Circo chegou na Galeria Olido, em São Paulo

2
1071

Quem ainda tem fresca na memória a célebre frase/pergunta: Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Imagino que muitos de vocês, mesmo que não lembrem, tenham ido alguma vez ao Circo!

No meu caso, era só aparecer algum pela cidade que lá estava eu. Ficava encantada com a trupe de malabaristas. Dava muita risada com os palhaços, morria de medo do leão e do globo da morte, com aquelas motocicletas se entrecruzando num espaço tão diminuto.

Meus olhinhos de criança brilhavam e era tudo pura fantasia. E quando, um belo dia, o elefante fugiu e foi parar no quintal da minha casa? Gente, foi um dos dias mais felizes da minha vida!

Aquele bichão enorme, comendo a horta da minha avó, para desespero dos adultos, claro! ahahahah

A Magia do circo na Galeria Olido

E por que toda essa prosa? Por que tenho uma dica bem legal de passeio cultural no centro de São Paulo. Na Galeria Olido uma exposição permanente contando a história do circo no Brasil. 

Galeria Olido e a Memória do Circo

Antes, deixa eu explicar. A Galeria Olido, para quem não sabe, é um centro cultural no centrão da capital paulista, na Rua São João, 473.

O prédio, de 1957, abrigava o antigo Cine Olido, o primeiro cinema dentro de uma galeria. O espaço luxuoso era frequentado por toda nata paulistana, mas no início do século XXI, depois de perder espaço para os cinemas dos shoppings, acabou fechando suas portas.

O prédio, de 23 andares, mais a Galeria, passaram por uma restauração, sendo hoje um centro cultural, onde várias manifestações artísticas acontecem, além de abrigar a Secretaria de Cultura de São Paulo. É tombado pelo Patrimônio Histórico de São Paulo.

Dai que no térreo e na sobre loja fica o Centro de Memória do CircoFundado em 2009, é a primeira instituição consagrada à memória do circo no Brasil e tem os objetivos de preservar, registrar, difundir e ser fonte de pesquisa sobre essa rica história que remonta os primórdios no país.

A memória do circo na Galeria Olido
Desafios como esse, de ficar tantos dias sem se alimentar, ou caminhar sobre madeira em brasa, eram comuns na cena circense!

Com um acervo de mais de 70 mil peças, entre documentos, figurinos, fotografias e aparelhos utilizados pelos artistas, a exposição conta como os espetáculos circenses atraiam multidões, que disputavam um lugar em suas arquibancadas.

As Tradicionais Famílias do Circo

Famílias circenses tradicionais e personagens queridos do público, são relembrados através de uma linha do tempo, contando como tudo começou.

Entre eles a família Seyssel, Circo da Família Garcia, o Palhaço Arrelia, e outros que deram cor e magia a esse oficio! Uma curiosidade é que o primeiro registro de um Circo em São Paulo, data de 1887, no Largo do Paissandú.

Era a Companhia de Circo e Teatro dos Irmãos Carlo. Até 1934 o local era ponto certo desse tipo de atração. Depois disso as companhias começaram a se apresentar em outros locais da cidade.

Modelo de Circo Americano

Abaixo modelo de Circo Americano, onde primeiro se arma a lona para depois colocar as arquibancadas, cadeiras, picadeiro.

As amarras ficam bem esticadas para dar sustentação à lona de cobertura. Eu nunca imaginei que tivesse diferença 🙂

Para mim, esticou a lona, tinha picadeiro e arquibancada, estava tudo pronto e perfeito!

Respeitável Público, essa foi mais uma dica aqui do Casa de Doda! Na sua próxima viagem ou passeio, ande atento pelas ruas do lugar!

Além de uma questão de segurança, a gente nunca sabe onde vai aparecer algo diferente para conhecer, visitar e que pode nos surpreender!

Respeitável público, o circo chegou

CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

Rua São João, 473 – Centro – São Paulo. Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 20h. (Fechado às terças).  Agendamento de grupos – Fone: +55 (11) 3397.0177/3397.0199 | Email: memoriadocirco@prefeitura.sp.gov.br 


O Circo chegou na Galeria Olido

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.  

+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.