Lages em SC, a capital nacional do pinhão

21
286

Como já comentei em outro post, no feriado de Carnaval subimos a Serra Catarinense para conhecer os pontos turísticos tão famosos! Por uma questão “estratégica” ficamos hospedados em Lages, a capital Nacional do pinhão, que fica cerca de 100 km distante das outras cidades onde estão as atrações naturais. Minha ideia era ficar por lá mesmo para conhecer a cidade, que achei bem bonitinha!

lages-sc-3

Tirando o stress vivido por meu marido, que até hoje resmunga pelo fato de ter dirigido o triplo do necessário, todo o resto foram flores!!! Já prometi que na próxima ida para lá ficaremos mais perto (I promise!). 😉

Mas tá! Chega de prosa e vamos ao que interessa!

Lages, em Santa Catarina, é a maior cidade em extensão territorial da Serra Catarinense e a 8° maior do estado. Fundada em novembro de 1766 pelo bandeirante paulista Antônio Correia Pinto de Macedo, a cidade integrava a rota dos tropeiros que levavam gado entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. Até 1820 pertenceu ao Rio Grande do Sul, quando então virou território catarinense. Inicialmente recebeu o nome de – Vila de Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lajes de Pedra, em função da abundância da pedra laje encontrada na região. Na década de 1980 foi precursora, inscrevendo o turismo rural como um dos roteiros turísticos brasileiros.

lages-sc-1
Vista de um pouco da Coxilha Rica, local por onde passavam os tropeiros, levando gado do Rio Grande do Sul para  a venda em Sorocaba, São Paulo. Hoje é visitado por pessoas do mundo todo, muitos atraídos pelas “cavalgadas”. Passeios a cavalo que exploram a área, cheia de recantos naturais. É uma beleza da natureza a perder de vista!!

Várias fazendas centenárias abriram suas portas aos visitantes que queriam conhecer de perto a vida e a lida do campo. Deu tão certo que hoje é um dos 10 destinos mais procurados para quem quer sossego, boa comida e convívio com a natureza. Mas Lages vai além disso. A cidade soube explorar todos os cantos e oferece muitos outros pontos para serem visitados, entre eles monumentos homenageando todos aqueles que contribuíram para a criação e o seu crescimento e também as festas, como a Festa Nacional do Pinhão, que chega a sua 29° edição e acontece no mês de junho! Como era feriado, muitos lugares estavam fechados 🙁 vou listar aqui os que consegui conhecer!

lages-sc-2
As Araucárias fazem parte da paisagem da região, colocando a cidade entre os maiores produtores de pinhão de Santa Catarina.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE LAGES

PARQUE JONAS RAMOS |TANQUE – Construído por volta de 1770, pelo tropeiro Correia Pinto, fundador da cidade, era destinado às mulheres para que pudessem lavar as roupas, usando a água da fonte que tinha no tanque. Cena comum da época em que Lages era apenas um povoado. No local um monumento retrata mulheres lavando roupa, sendo observadas por um lanceiro, que era quem as protegia de ataques de índios ou animais selvagens. Além de ponto turístico o local é utilizado por moradores para caminhadas e lazer. No lago estão disponíveis pedalinhos para quem quiser dar uma volta! No Parque também fica a Biblioteca Pública, a maior da Serra Catarinense que conta um acervo rico de fotos e documentos.

parque-jonas-ramos-6

parque-jonas-ramos-7

parque-jonas-ramos-10

parque-jonas-ramos-4

CATEDRAL DIOCESANA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES – Construída em estilo gótico, com pedras extraídas da região, está em um dos pontos mais altos do centro e é possível vê-la de várias partes da cidade. Seus sinos trazidos da Alemanha, pesam 1520 e 920 quilos, respectivamente. O sino maior foi batizado de Cristo Salvador e só o seu badalo pesa 87 kg! Eles, assim como os vitrais que fazem referência a passagens bíblicas, são atrações da Catedral, que foi inaugurada em 1922, depois de quase 10 anos de obras.

catedral-lages-sc-15

catedral-lages-sc-12
Em frente a Catedral fica a Praça João Ribeiro, que na década de 1950 recebeu um busto em homenagem ao Presidente Getúlio Vargas.
catedral-lages-sc-13
A calçada da praça é cheia de imagens que remetem a região, como as Araucárias!

PALÁCIO MUNICIPAL – Bem ao lado da Catedral está o Palácio Municipal. Também construído com blocos de lajes, sua arquitetura tem influência italiana, estilo neogótico, e os detalhes e adornos da construção lembram os prédios da Praça Campidoglio, em Roma. Foi inaugurado em 1901 e até hoje é a sede municipal.

palacio-municipal-lages-2

COLÉGIO ROSA – Grupo Escolar Vidal Ramos, ou Colégio Rosa, inaugurado em 1912, foi a 1° grupo escolar do estado de Santa Catarina. Depois de três anos passando por uma profunda restauração, a construção em estilo neoclássico foi entregue a cidade no dia 11 de agosto, de 2016 (casualmente, o dia do meu aniversário!!!), agora como Centro Cultural Vidal Ramos. O espaço que está sob responsabilidade do SESC tem biblioteca, salas para aulas de artes e um pequeno cinema. Ele ilustra a foto de capa do post!

MEMORIAL NEREU RAMOS – Importante político brasileiro e filho do também político, Vidal Ramos, Nereu Ramos foi o único catarinense a chegar a Presidência da República, mesmo que por alguns meses, entre 1955 e 1956. Seus restos mortais repousam no Memorial, assim como seus objetos pessoais, fotos e documentos de época. Fica coladinho ao Colégio Rosa. Não estava aberto! 

MESQUITA ISLÂMICALages é a única cidade do Sul do Brasil a possuir uma Sociedade Islâmica. A Mesquita, que fica no Bairro Universitário, foi construída em estilo oriental, caracterizada por um Minarete e por não possuir bancos, conforme a tradição Islâmica. Trechos do Alcorão estão talhados no portal principal. É possível visitá-la, mas apenas com agendamento prévio.

mesquita-islamica-lages-6

mesquita-islamica-lages-5

MORRO DA CRUZ – Local da encenação da Paixão de Cristo e de cantatas de Natal. Pode-se ir de carro até o topo da colina, mas muitos romeiros sobem os mais de 500 degraus, da escadaria Frei Silvério, como forma de penitência para pagarem promessas. Ao longo da escadaria imagens representam a Via Sacra. O local também é utilizado como rampa para voo livre e parapente.

morro-da-cruz-lages-1

IGREJA DO NAVIO – Aos pés do Morro da Cruz está a Igreja do Navio. Sua construção original de 1957, era de madeira. Foi demolida e no lugar construído um prédio novo, em pedra laje. O navio é uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, que foi encontrada por pescadores, num rio, em 1717.

igreja-do-navio-lages-1

MONUMENTO OS IMIGRANTES – personagens e momentos históricos de Lages estão eternizados em diversos monumentos espalhados pela cidade. Um deles é Os Imigrantes, que retrata a miscigenação que formou a população de Lages. Entre os imigrantes estão alemães, italianos e portugueses, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da cidade. Fica na  esquina das AVs. Dom Pedro II e Primeiro de Maio.

os-imigrantes-lages-sc-2

Como citei no início, a cidade tem vários outros pontos turísticos, mas acabei não indo a todos. Numa próxima visita eu vejo o que faltou. Mas coloco aqui para vocês saberem quais são:

  • Fundação Cultural de Lages 
  • Casa do Artesão
  • Cine Marrocos – um dos últimos cinemas de rua ainda em funcionamento.
  • Teatro Marajoara – fundado em 1947, já foi chamado de “catedral do cinema” !
  • Convento Franciscano – moradia dos Freis desde o século XIX.
  • Igreja da Santa Cruz – local onde os tropeiros acampavam, quando chegavam ao povoado de Lages.
  • Cacimba da Santa Cruz – fica próxima a Igreja de mesmo nome e era onde os tropeiros davam de beber aos animais e a si mesmos, além de se abastecerem para continuar a viagem.
  • Museu Ferroviário – fica dentro do 1° Batalhão Ferroviário do Exército, no bairro Conta Dinheiro. Entre outras peças do acervo, uma Locomotiva de 1911 chama a atenção, pois ainda funciona e faz passeios com os visitantes, andando um percurso de 800 metros.
  • Museu Reche
  • Museu Thiago de Castro
  • Museu Malinverni Filho
  • Monumentos: O Trançador, O Tropeiro, Carro de Molas, Boi de Botas etc
  • Além de todas as belezas naturais que estão lá, prontas para serem apreciadas!

lages-sc-6

Viram só? Lages é cheia de surpresas e lugares legais. Isso que nem falei dos restaurantes, que virão em um próximo post!!!

Então, até o próximo relato!

Besos

lages-sc-5
Tchau, Lages! Até a próxima!

lages-sc


SERVIÇO:

LAGES | SC – www.lages.sc.gov.br

CATEDRAL DIOCESANA – Rua Frei Gabriel,145 – Centro

PALÁCIO MUNICIPAL – Rua Benjamin Constant, 13 – Centro. Funciona de segunda a sexta, das 08h às 12h, e das 13h às 19h.

CENTRO CULTURAL VIDAL RAMOS – Horário: segunda a sexta: das 08h às 22h; aos sábados, das 9h às 21h; e aos domingos, das 15h às 21h.

MEMORIAL NEREU RAMOS – Rua Frei Rogério, s/n 0 Centro, esquina com Rua Aristiliano Ramos. Horário de Visitação: segunda a sexta, das 09h às 11h30, e das 13h às 17h. Sábados, das 10h às 16h.

MESQUITA ISLÂMICA – Av. Castelo Branco, s/n- Bairro Universitário. Agendamento de visitas: (49) 3223-1378 ou 3222-3499.

MORRO DA CRUZ – Rua João Odílio Madruga, com acesso pela Av. Dom Pedro II.

NAVIO DO BARCO – Av. Dom Pedro II, 3555 – Vila Nova


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

21 COMENTÁRIOS

  1. Tem cara de cidade pequena, do jeitinho que eu gosto. Igrejas são sempre lindas, adoro conhecê-las. Dizem que é bom fazer um pedido quando entramos em uma igreja pela primeira vez. Nas próximas você já sabe. Hehehe

    • Gisele, não tem um passeio que eu não vá a uma Igreja!! E sempre faço meu pedido. A minha avó sempre dizia: um pedido feito direto na Igreja, não tem como não ser atendido!!! E sim, a cidade é pequena, charmosinha! Eles souberam arrumar tudo pra receber turistas. Beijos

  2. Essa cidade é uma graça!
    Adoro a igrejinha, a praça, a receptividade das pessoas… Uma delícia!
    E lendo seu post percebi que conheci muito pouco…. Ops… Quero voltar e de preferência na Festa do Pinhão!
    Abraços!

    • Oi Klécia! Né?? Estou gostando muito de morar aqui em SC, pois todo fim de semana (quando dá, claro!), eu invento um lugar novo pra conhecer. É tudo relativamente perto e dai lá vou eu, conhecer essas belezas. Beijos

    • Santa Catarina é um estado cheio de lugares legais. Seja serra ou mar, tem pra todos os gostos! Eu, sempre que posso, saio por aqui, conhecendo um lugar novo. Quando vierem, vão gostar, tenho certeza! Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui