Vinícola Villa Francioni e seus vinhos de altitude – São Joaquim

0
122

No feriado de Carnaval subimos a Serra Catarinense para conhecer seus inúmeros atrativos, entre eles as Vinícolas, claro! Com as pessoas se interessando cada vez mais pelo enoturismo e pelo turismo de experiência, Santa Catarina é agora, um destino cheio de opções para esse tipo de passeio. Por isso, mesmo que você não beba vinho vai se surpreender, pois as vinícolas catarinenses também têm paisagens de tirar o fôlego! Depois de fazer uma breve pesquisa, agendei um tour na Vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, conhecida por seus vinhos de altitude.

sao-joaquim-sc-2

Ao entrar na propriedade é impossível não se surpreender. Seus parreirais estão a perder de vista, numa área de mais de 4.400 m², a uma altitude de 1.260 metros e produzindo cerca de 300 mil garrafas de vinhos finos por ano, tudo pensado de forma a promover harmonia entre homem e meio ambiente. Vá preparado com sua câmera, por que os pontos merecedores de um click são muitos !

Os vinhos são produzidos a partir de uvas cabernet sauvignon, merlot, chardonnay, cabernet franc, malbec, syrah e sauvignon blanc.

villa-francioni-79
As roseiras, dispostas na frente de cada parreira servem como um “termômetro”, medindo a saúde das uvas. Se a roseira começar a apresentar algum problema, ficar fraca, suas flores e folhas caírem etc é sinal de que há alguma praga ou fungo por ali. Isso por que a roseira é uma das plantas mais sensíveis que existe. Achei muito interessante essa informação.

O prédio principal, onde estão a cave e a loja é lindíssimo e de um bom gosto que chama a atenção. Reflexo do gosto apurado do fundador, Sr. Manoel Dilor Freitas, um apaixonado por vinhos e objetos de arte. Muitos deles compõem a decoração dos ambientes da vinícola, que também é uma galeria de arte e costuma receber exposições e mostras. Infelizmente, Dilor Freitas não viu concluído seu projeto e grande sonho iniciado em 2000, pois acabou falecendo antes das primeiras garrafas chegarem ao mercado em 2004. Mas está muito bem representado em cada parte da propriedade, hoje administrada por seus três filhos.

villa-francioni-1

Durante a visita ficamos sabendo que o projeto da vinícola, uma construção com vários desníveis, foi todo pensado de maneira que seu fluxo gravitacional evitasse ao máximo o uso de transferências mecânicas. O processo de engarrafamento é todo automático, sem contato humano. Seus espumantes seguem o método champenoise, o mesmo utilizado nas vinícolas francesas e no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

villa-francioni-38
Painel em homenagem às mulheres que com suas mãos delicadas colhiam as uvas e depois as preparavam para se tornarem vinho!

As visitas acontecem diariamente, ao custo de R$ 30,00 por pessoa, duram em torno de 45 minutos e são acompanhadas pelo enólogo da casa. Mas é preciso reservar, pois a visitação tem horários pré definidos e com número máximo de pessoas por grupo. A visita termina com a degustação  de alguns dos principais rótulos na loja. Para quem for adquirir algum produto, o valor pago na entrada pode ser convertido em descontos. O que eu acho muito bom!! Nós trouxemos para casa algumas garrafas do suco de uva, o Villa Francioni Rosé e barrinhas de chocolate ao leite. Delícia!!

villa-francioni-64
E eu passando frio na cave, claro !!

Adorei nossa visita. Na saída passamos em frente ao Bistrô Bacco, que pertence a Vinícola, que estava sendo preparado para abrir mais tarde. Inaugurado em 2016 é comandado pelas Chefs Marlei e Thamy Cardoso, está incrustado em meio ao parreiral e funciona de quarta a domingo, mas apenas mediante reserva.

villa-francioni-57

Saímos satisfeitos, o lugar é lindo demais. Mas na estrada ainda tem mais uma paradinha, no Mirante das Araucárias, de onde se avista um campo de araucárias, algumas com mais de 50 metros de altura e ao longe, os vinhedos!

mirante-araucarias-2

Espero que tenham curtido o passeio e que incluam em seus roteiros numa próxima visita a Santa Catarina.

Besos


VINÍCOLAS EM SÃO JOAQUIM:

VILLA FRANCIONI – Rodovia SC 438, Km 70
Fone: (49) 3233-8200
http://www.villafrancioni.com.br/

PERICÓ VALLEY – São Joaquim
Fone: (49) 3233-1100
http://www.vinicolaperico.com.br/

MONTE AGUDO – Rodovia SC 438 km 69
Fones: (49) 9985 1446 / 9969 9777 /30159177
https://www.facebook.com/VinhedosdoMonteAgudo/

SUZIN – Rua Juiz Fonseca Nunes, 379
Fone: (49) 3233 1038
http://www.vinicolasuzin.com.br/

QUINTA DA NEVE – Rua Manoel Joaquim Pinto, 348, Centro
Fones: (49) 3233-3677 


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui