Rota do Cristal e Porcelana – Projeto Morador Turista

7
2224
Rota do Cristal e Porcelana

Com este post, contando sobre a Rota do Cristal e Porcelana, em Blumenau e Pomerode, eu inicio a série #MoradorTurista aqui no blog. Minha missão é falar sobre pontos turísticos da cidade e região, lugares pitorescos, points, baladinhas, boas compras e tudo aquilo que possa despertar seu interesse em vir para cá nos visitar!!

Este projeto é uma iniciativa da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens), grupo do qual eu faço parte. Para saber mais, veja este post no site da RBBV explicando sobre o Projeto #MoradorTurista.

Mas agora, chega de prosa e vamos ao que interessa!

Rota do Cristal e Porcelana – Morador Turista

Fazia algum tempo já, eu queria falar sobre esse passeio da Rota do Cristal e Porcelana, para conhecer as fábricas aqui da região. Para quem não sabe Blumenau e Pomerode são roteiro de compras dessas peças.

Olhe embaixo do prato que você usa para as refeições, se lá estiver escrito Porcelana Schmidt ou Oxford (é deles também a marca Biona), elas saíram de Pomerode.

Ou aquele copo lindo de cristal para beber um vinho, um espumante, se tiver a marca de Cristal Blumenau, DiMurano ou D’LaBone, eles foram produzidos aqui em Blumenau!

Desde 2009 a Oxford Porcelanas, visando expandir seu mix de produtos, também incorporou cristais a sua produção, em Pomerode.

Sei que alguns podem dizer: “E dai? Não dou bola para essas coisas! Acho isso caro. Acho demodê!” OK. Sem problema! Só que eu adoro, acho que por lembrar do aparelho de jantar que tínhamos em casa e taças que a mãe cuidava tanto, sempre achei lindo tudo isso.

Mas além da memória afetiva, eu queria saber como elas eram fabricadas e isso é conhecer a história, a cultura desses objetos. Dai que, a primeira vez que estive em Blumenau (depois de adulta, pois na infância vim algumas vezes à cidade), soube que as fábricas faziam passeios guiados.

Na ocasião não consegui ir, mas prometi que faria, assim que voltasse. E foi o que aconteceu. Quando mudei para Blumenau fui passear, pra conhecer e até para poder contar e sugerir as pessoas, quando viessem aqui. Logo abaixo as minhas aquisições!

Um pouco de história 

Atualmente as fábricas de cristal da região sofrem com a entrada de produtos similares, feitos em larga escala, que não tem a mesma qualidade, são bem mais baratos e assim, tiram seus compradores.

Infelizmente não é só nesse ramo que isso acontece. Por isso algumas fábricas já fecharam. Mas as que ainda estão atuando, continuam produzindo lindas peças e da melhor qualidade, que nem são tão caras assim, viu?

Eu, por exemplo, sempre vou aos bazares de cristal, que acontecem todo semestre (meu marido adora um copo novo)!! E depois de ver como as peças são feitas, a mão, passei a dar mais valor ainda a esse oficio, o dos vidreiros. 

Abaixo algumas das marcas remanescentes:

MONUMENTO O SOPRADOR

Um bom profissional do ramo precisa, em média, de cinco a dez anos para dominar com perfeição todas as técnicas e as etapas da produção. Nos anos 1980, auge do setor de cristais em Blumenau, a atividade empregava cerca de 3 mil pessoas, hoje este numero não passa de 300.

Para vocês terem ideia de como era forte esse ofício, Sindicatos e empresas do ramo solicitaram um monumento para homenagear os trabalhadores da produção artesanal de cristais de Blumenau.

O artesão escolhido para servir de modelo foi Carlos Gianesini, mais conhecido por Gato, empregado da extinta Cristais Hering, que ficou imortalizado nessa estátua que está na Praça Governador Jorge Lacerda, próximo ao antigo Cine Mogk, na Rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte.

Na imagem ele está soprando, que é uma das formas como os vidreiros dão contornos às peças.

Rota do Cristal e Porcelana – Blumenau

Primeira parada Glass Park, o Museu do Cristal e Cristais DiMurano

Tendo como base uma técnica secular, originalmente desenvolvida em Veneza, em meados de 1291, os artesãos dos Cristais DiMurano, em Blumenau, vão dando forma a bola de massa de cristal que aos poucos começa a ganhar contornos.

Ao mesmo tempo que exige resistência física para suportar o calor do forno, que chega a 1500°C em seu interior e força para manusear peças que às vezes pesam mais de 10 quilos, requer sensibilidade para traçar o design diferenciado de cada peça.

Não existe curso, é a criatividade do artesão que vai moldando o vaso, a taça. Hoje em dia esta técnica está nas mãos de uma grupo distinto de famílias ao redor do mundo, que têm um papel essencial no desenvolvimento e preservação dessa tradição. Abaixo vemos os elementos necessários para fazer a massa.

Rota do Cristal e Porcelana, Cristais DiMurano

A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta, das 09h às 13h30 e aos sábados, das 09h às 11h15. Eles têm um caixinha para contribuições espontâneas.

Eles mantêm um espaço, o Museu do Cristal, fundado em 1997, onde se pode conhecer a arte, história e beleza dessas peças tão exclusivas.

Tendo inclusive um exemplar do livro sobre a arte de fazer cristais, do holandês Antonio Neri, datado de 1668. Uma preciosidade!

Na loja da fábrica é possível adquirir vários tipo de peças e de todos os valores.

Reino do Cristal

Perto dali cerca de 4 km, está o Reino do Cristal. Loja especializada que vende lindas peças. Conversando com a atendente, ela me disse que muito do que é comercializado ali ainda faz parte do estoque deixado pela antiga Cristais Hering, que fechou as portas em 2009, depois de 59 anos de atuação no mercado.

Rota do Cristal e Porcelana, Reino do Cristal

Rota do Cristal e Porcelana – Pomerode

Saindo dali fomos em direção a Pomerode, no caminho temos a Cristais D’Labone e já na cidade, a Oxford Porcelanas e Cristais. Eles também fazem ótimos bazares!

Porcelana Schmidt

Nossa última parada, Porcelana Schmidt. Fundada em 1945, essa empresa com mais de 70 anos, é uma das mais tradicionais nesse segmento.

Na década de 60, já líder absoluta do mercado brasileiro de porcelana, vira sinônimo de qualidade e ícone do setor de Mesa Posta. 

Ao lado da fábrica está o Memorial Arthur Schmidt, que conta a saga da família e o início da produção de porcelanas no Brasil. 

Para quem quiser, a loja de fábrica está cheia de coisas maravilhosas para ver e comprar! Além de lançamentos e linhas retrô, eles mantém um saldão de peças com pequenos defeitos, aquelas que não passam no controle de qualidade, mas que para olhos leigos nem aparecem.

Porcelana Schmidt
Porcelana Schmidt

E assim, chegamos ao fim do nosso passeio. Espero que tenham gostado e que incluam em seus roteiros de viagem, para a próxima vez que vierem para esses lados! Tenho certeza que vai ser um passeio diferente!

Acompanhe a hashtag #moradorturista nas principais redes sociais e descubra novos lugares com os mais de 1000 blogueiros da RBBV. Sim, somos um grupo grande, espalhados pelos quatro cantos do mundo!

Se você não sabe pesquisar #hashtags, clique nos links abaixo, que eles redirecionam:

Porcelana Schmidt

PROGRAME SEU PASSEIO PELA ROTA DO CRISTAL E PORCELANA

REINO DO CRISTAL – BLUMENAU
Rua Bahia, 819 – Salto
Fone.: (47) 3339-6567
Aberto de segunda a sexta, das 09h às 18h. Sábados das 08h às 12h 

GLASS PARK – BLUMENAU
Rua Rudolf Roedel, 233 (transversal da Rua Bahia)
Fone.: (47) 3327-1261
Fabricação ao vivo: segunda a sexta, das 09h às 13h30. Sábados das 09h às 11h15 

CRISTAL BLUMENAU – BLUMENAU-SC
Rua 2  de Setembro, 919 – Itoupava Norte
Fone.: (47) 3041-5525
Visitação na fábrica: segunda a sexta, às 09h15 e 10h15 

CRISTAIS D’LABONE – POMERODE
Rua Johann Sachse, 340 – Badenfurt
Fone.: (47) 3327-1462
Fabricação ao vivo: segunda a sexta, das 08h às 14h

OXFORD PORCELANAS E CRISTAIS – POMERODE
AV. 21 de Janeiro, 3540 – Centro
Fone.: (47) 3387-3244
Aberto de segunda a sexta, das 08h às 18h. Sábados das 09h às 17h, e Domingos das 14h às 18h

PORCELANA SCHMIDT – POMERODE
Rua Luiz Abry, 849
Fone.: (47) 3387-2070
Aberto de segunda a sexta, das 09h às 18h. Sábados das 08h30 às 16h, e Domingos das 10h às 16h


Rota do Cristal e Porcelana

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.  

+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.

7 COMENTÁRIOS

  1. Menina, adorei!!! Eu fui correr em Pomerode e não vi NENHUMA dessas casas de porcelana. Como assim?????
    Eu adoro ver o processo de produção das coisas. Quando for a Blumenau, com certeza, vou querer conhecer o Glass Park. Muito interessante!
    E para completar, a torta de frutas vermelhas parecia deliciosa 😆.

    Um super beijo e boas viagens!
    Carolina
    Blog Viajar correndo

    • Carolina, deixei comentário no teu blog. Falando das próximas corridas por aqui. É bem legal o passeio. A próxima vez q vier pra cá, avisa, faço uma torta dessa pra comermos depois da corrida eheheh beijão

    • Oi Gustavo! A Cristais Blumenau e a Di Murano são fábricas. A Oxford também, mas tem mais foco em porcelanas. Ao final do post tem o endereço e telefone deles. Espero ter ajudado. Abraço

  2. Oi Marcia boa tarde!!!
    Não imagina minha surpresa, ao estar pesquisando sobre cristais hering, que acabei de comprar de uma pessoa que estava vendendo.
    fiquei surpresa de saber que em Blumenau e Pomerode tem todos estes lugares de cristais e porcelanas.
    Sou apaixonada.
    Gosto muito dos antigos.
    Estou curiosa para conhecer todos estes lugares que vc citou.
    Certamente logo irei.
    Amei as dicas.
    Abs

    • Oi Ana, bom dia! Que felicidade saber que gostaste. Guria, aqui tem muita coisa linda. Por sinal a Cristais Blumenau começa o bazar do 1° semestre no fim de maio. Eu amo cristais e porcelanas, estou sempre de olho quando tem bazar, até para avisar as amigas! Venha mesmo para essas “bandas” que tu vais adorar. Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.