Vale Europeu, em Santa Catarina – post índice

7
4068

… este post índice sobre o Vale Europeu em Santa Catarina é um apanhado de tudo o que o Casa de Doda já viu por aqui! São dicas de passeios, restaurantes, bares, hospedagem, para que você possa aproveitar o que essa região oferece. O que não é pouco! As informações aqui inseridas serão atualizadas periodicamente, com o intuito de atender aos nossos leitores, quando vierem nos procurar para saber o que de bom, anda acontecendo por esses arredores. Aproveitem!

Sobre o Vale Europeu – SC

O Circuito do Vale Europeu está localizado no médio vale do Itajaí, sendo composto pelos municípios de: Luiz Alves, Nova Trento, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Ascurra, Apiúna, Indaial, Brusque, São João Batista, Rodeio, Timbó, Botuverá, Gaspar, Blumenau, Canelinha, Pomerode, Guabiruba, Major Gercino e Doutor Pedrinho, com acesso facilitado por rodovias estaduais ou federais (BR-470 e BR-101).

Está próximo dos aeroportos de Navegantes, Joinville, Florianópolis e Curitiba e também dos portos, de Itajaí e São Francisco do Sul. A região possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.

O Circuito também é marcado pela presença marcante da cultura europeia, que se manifesta fortemente com a imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, e que é visível em muitos aspectos, como na arquitetura, gastronomia, música, cultura e nos esportes. A região do Circuito possui diversas opções de lazer e infra estrutura turística para a prática de esportes de aventura, turismo de compras e turismo gastronômico.

Veja os Principais Roteiros dentro do Vale Europeu, muito procurados por turistas, aventureiros, esportistas e aqueles que gostam de apreciar a natureza.

CICLOTURISMO

São sete dias de pedaladas pernoitando cada dia em um local diferente. Os 300 km deste roteiro são bem sinalizados com placas, por isso ele é considerado auto guiado. O trajeto é circular começando e terminando em frente ao Restaurante Thapyoca, em Timbó, cidade a cerca de 30 km de Blumenau.

Os ciclistas fazem uma média de 50 km por dia, passando por todas as nove cidades do Vale. Este roteiro é o principal destino para essa prática e o primeiro no Brasil planejado para ser percorrido de bicicleta. Ele passa pelos principais pontos turísticos de cada cidade, assim como de seus atrativos naturais. Ao iniciar o circuito em Timbó, o ciclista recebe mapas e um passaporte, que deverá ser carimbado em cada parada, e que ao final garantirá um certificado de conclusão do circuito! Legal né?!!

MOCHILEIRO

São nove dias de caminhada, pernoitando cada noite em um local diferente. Os 220 km do circuito são bem sinalizados por placas e indicações pelo caminho. O trajeto aqui também é circular, começando e terminando na Ponte dos Arcos, na cidade de Indaial, que fica cerca de 20 km de Blumenau.

Com uma média de 24 km percorridos por dia, passa por todas as nove cidades do Vale, adentrando na região das águas, onde é forte a concentração de cachoeiras e riachos. Assim como no Cicloturismo, o Mochileiro também recebe mapas e um passaporte que deverá ser carimbado ao passar pelas pousadas e estabelecimentos parceiros do roteiro.

Mas isso é apenas um aperitivo de tudo o que a região oferece. Tem muito mais. Então, está esperando o que pra vir nos visitar?!!

POSTS RELACIONADOS

Ascurra

Restaurante Mariota e Vinícola Castelli Mondini, em Ascurra

Blumenau

Blumenau|SC, post índice
Blogando no Vale Europeu de SC

Gaspar

Gaspar, o que fazer na cidade dos parques aquáticos
Cachaça artesanal Dupipe, em Gaspar

Luiz Alves

Pita Restaurante, em Luiz Alves
Conhecendo o centro histórico de Luiz Alves
Luiz Alves, a terra da cachaça

Nova Trento

Conheça a Cantina Italiana em Nova Trento
O que fazer em Nova Trento, terra de Santa Paulina
Museu da Cultura Italiana, em Nova Trento

Pomerode

Pomerode: Calendário de eventos 2020
Pomerode: Calendário de eventos 2019
Rota do Imigrante, um tour cultural por Pomerode
Rota do Imigrante, um tour pelos sabores de Pomerode
Pomerode, calendário de eventos de 2018
Pomerode: Casa do Imigrante, Carl Weege
Pomerode, o que conhecer na cidade mais alemã do Brasil
Osterfest, a Festa da Páscoa – Pomerode|SC
Pomerode, calendário de eventos 2017

Rodeio

Rodeio, um passeio pela cidade dos anjos

Timbó

Timbó, a pérola do Vale Europeu catarinense


INFORMAÇÕES – SANTA CATARINA – VALE EUROPEU                                                  

ASCURRA – PORTAL DE TURISMO: www.ascurra.sc.gov.br/turismo

INDAIAL – PORTAL DE TURISMO: http://www.indaial.sc.gov.br/turismo/

POMERODE – PORTAL SUL CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS, na entrada da cidade – Contato: turismo@pomerode.sc.gov.br ou +55 (47) 3387.2627. Site oficial de Pomerode: www.pomerode.com.br

RODEIO – PORTAL DE TURISMO: http://rodeio.sc.gov.br/turismo/

TIMBÓ – FUNDAÇÃO CULTURAL: https://www.facebook.com/turismotimbo/ ou http://www.culturatimbo.com.br/

BLUMENAU  Secretaria de Turismo

NOVA TRENTOTurismo de Nova Trento


Vale Europeu Santa Catarina

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARRO: pesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito. 

Artigo anteriorTimbó, a pérola do Vale Europeu Catarinense
Próximo artigoBlumenau, calendário de eventos 2017
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.