Vale Europeu, em Santa Catarina – post índice

0
112

… este post índice sobre o Vale Europeu em Santa Catarina é um apanhado de tudo o que o Casa de Doda já viu por aqui! São dicas de passeios, restaurantes, bares, hospedagem, para que você possa aproveitar o que essa região oferece. O que não é pouco!! As informações aqui inseridas serão atualizadas periodicamente, com o intuito de atender aos nossos leitores, quando vierem nos procurar para saber o que de bom, anda acontecendo por esses arredores. As cidades do Circuito visitadas até agora foram: Ascurra, Indaial, Pomerode, Rodeio, Rio dos Cedros, Luiz Alves, Timbó, Nova Trento, Gaspar, Brusque e Blumenau (claro!!!).  Aproveitem !

Sobre o Vale Europeu – SC

O Circuito do Vale Europeu está localizado no médio vale do Itajaí, sendo composto pelos municípios de: Luiz Alves, Nova Trento, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Ascurra, Apiúna, Indaial, Brusque, São João Batista, Rodeio, Timbó, Botuverá, Gaspar, Blumenau, Canelinha, Pomerode, Guabiruba, Major Gercino e Doutor Pedrinho, com acesso facilitado por rodovias estaduais ou federais (BR-470 e BR-101). Está próximo dos aeroportos de Navegantes, Joinville, Florianópolis e Curitiba e também dos portos, de Itajaí e São Francisco do Sul. A região possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.

O Circuito também é marcado pela presença marcante da cultura europeia, que se manifesta fortemente com a imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, e que é visível em muitos aspectos, como na arquitetura, gastronomia, música, cultura e nos esportes. A região do Circuito possui diversas opções de lazer e infra estrutura turística para a prática de esportes de aventura, turismo de compras e turismo gastronômico.

Veja os Principais Roteiros dentro do Vale Europeu, muito procurados por turistas, aventureiros, esportistas e aqueles que gostam de apreciar a natureza.

  • CICLOTURISMO – São sete dias de pedaladas pernoitando cada dia em um local diferente. Os 300 km deste roteiro são bem sinalizados com placas, por isso ele é considerado auto guiado. O trajeto é circular começando e terminando em frente ao Restaurante Thapyoca, em Timbó, cidade a cerca de 30 km de Blumenau. Os ciclistas fazem uma média de 50 km por dia, passando por todas as nove cidades do Vale. Este roteiro é o principal destino para essa prática e o primeiro no Brasil planejado para ser percorrido de bicicleta. Ele passa pelos principais pontos turísticos de cada cidade, assim como de seus atrativos naturais. Ao iniciar o circuito em Timbó, o ciclista recebe mapas e um passaporte, que deverá ser carimbado em cada parada, e que ao final garantirá um certificado de conclusão do circuito! Legal né?!!
  • MOCHILEIRO – São nove dias de caminhada, pernoitando cada noite em um local diferente. Os 220 km do circuito são bem sinalizados por placas e indicações pelo caminho. O trajeto aqui também é circular, começando e terminando na Ponte dos Arcos, na cidade de Indaial, que fica cerca de 20 km de Blumenau. Com uma média de 24 km percorridos por dia, passa por todas as nove cidades do Vale, adentrando na região das águas, onde é forte a concentração de cachoeiras e riachos. Assim como no Cicloturismo, o Mochileiro também recebe mapas e um passaporte que deverá ser carimbado ao passar pelas pousadas e estabelecimentos parceiros do roteiro.

Mas isso é apenas um aperitivo de tudo o que a região oferece. Tem muito mais. Então, está esperando o que pra vir nos visitar?!!

POSTS RELACIONADOS

Ascurra

Restaurante Mariota e Vinícola Castelli Mondini, em Ascurra

Blumenau

Blumenau|SC, post índice

Blogando no Vale Europeu de SC, post indice

Luiz Alves

– Pita Restaurante, em Luiz Alves

Conhecendo o centro histórico de Luiz Alves

Luiz Alves, a terra da cachaça

Pomerode

Pomerode, o que conhecer na cidade mais alemã do Brasil

Osterfest, a Festa da Páscoa – Pomerode|SC

Pomerode, calendário de eventos 2017

Timbó

Timbó, no Vale Europeu, uma cidade de muitos encantos


INFORMAÇÕES – SANTA CATARINA – VALE EUROPEU                                                  

ASCURRA – PORTAL DE TURISMO: www.ascurra.sc.gov.br/turismo

INDAIAL – PORTAL DE TURISMO: http://www.indaial.sc.gov.br/turismo/

POMERODE – PORTAL SUL CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS, na entrada da cidade – Contato: turismo@pomerode.sc.gov.br ou +55 (47) 3387.2627                                   Site oficial de Pomerode: www.pomerode.com.br

RODEIO – PORTAL DE TURISMO: http://rodeio.sc.gov.br/turismo/

TIMBÓ – FUNDAÇÃO CULTURAL: https://www.facebook.com/turismotimbo/ ou http://www.culturatimbo.com.br/

BLUMENAU  Secretaria de Turismo


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui