Curitiba, uma cidade multicultural

0
196

Depois de alguns dias organizando imagens, mapas, folders, menus etc etc hoje vou falar um pouco sobre Curitiba, a capital do Paraná, que fica aqui pertinho de Blumenau, a mais ou menos uns 215 km de distância. 

Fomos para lá em um feriado de Tiradentes. Já tinha passado pela cidade algumas vezes, a trabalho, mas nunca consegui ir muito além das cercanias de onde ficava hospedada. Desta vez, de mapa em punho e um GPS chamado “marido”, nos atiramos a desbravar a cidade. Que é muito bonita e parece sim, muito organizada. Os moradores com quem falei, claro, veem de outra forma, mas são unânimes em dizer que Curitiba é recheada de atrações por todos os lados. Bora então, dar uma passeadinha?

Mas antes, vamos conhecer um pouco de sua história. Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba tornou-se uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba (SP) e Viamão (RS) vindo, em 1853, a ser a capital da recém-emancipada Província do Paraná. Desde então a cidade, conhecida por suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, em sua maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural até hoje presente. 

No dia em que chegamos já fomos para o Bairro de Santa Felicidade. Reduto italiano com vários restaurantes e adegas. Passamos pelos Vinhos Durigan, que desde 1878 vende vinhos e espumantes, e ainda oferece uma infinidade de salames, queijos, erva mate e artesanato. O lugar é uma miscelânia!!

Depois de uma boa noite de sono, no Curitiba Palace Hotel Slim, na manhã seguinte saímos em direção aos inúmeros passeios e parques que nos esperavam. Por que Curitiba é assim, repleta de parques lindos para a gente conhecer e aproveitar cada cantinho! Acompanhe agora por onde andamos!

Rua 24 horas

Centro de compras, lazer e de informações turísticas, inaugurado em setembro de 1991. Até o ano de 2007 funcionava as 24 horas, sem parar! A partir desse ano começou a fechar às 23h. Em 2010 inciou-se uma grande reforma e revitalização do espaço, e em 2011 a Rua 24 horas voltou a funcionar, mantendo sua arquitetura peculiar. Sua cobertura transparente está apoiada em 32 arcos de estrutura metálica. Fica bem no centro da cidade.  Suas lojas funcionam das 09h às 19h e os restaurantes, das 09h às 22h.

Jardim Botânico de Curitiba

Também inaugurado em 1991, inspirado em jardins franceses, é uma homenagem a engenheira civil Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras do planejamento urbano da cidade. A estrutura metálica da estufa abriga espécies botânicas de referência nacional. 40% dos seus mais de 170 mil m² corresponde a um Bosque de Preservação Permanente, onde estão as nascentes formadoras dos lagos do Jardim. Uma das atrações dentro do Jardim Botânico é a estufa de vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Nele, inúmeras espécies da flora tropical ficam expostas permanentemente. Em um dos chafarizes a escultura “Amor Materno” repousa, emoldurada pelo verde que reina no espaço.

No dia em que o visitamos estava acontecendo o 1° Encontro Urban Sketchers Brasil, ou desenhistas urbanos, que usam como inspiração espaços públicos, edificações, monumentos etc. Achei bem interessante a proposta e em todo lugar por onde passei, lá estava um grupinho com seus blocos e lápis.

O Jardim Botânico funciona das 06h às 20h, no verão. E das 06h às 19h30, no inverno. A entrada é gratuita.

Museu Oscar Niemeyer

MON ou Museu do Olho, como é carinhosamente chamado. Suas formas arrojadas são um projeto do excepcional arquiteto Oscar Niemeyer, que se consolidou desenhando formas das mais variadas e encantando milhões de pessoas mundo afora. O museu é um dos maiores da América Latina e abriga exposições permanentes e itinerantes. Umas dessas exposições é a das obras de arte apreendidas na Operação Lava Jato, que estão sob guarda do museu até decisão definitiva da Justiça. Numa das fotos eu admiro uma tela autêntica, de um dos meus artistas favoritos, pintor surrealista, o catalão Joan Miró. O Museu Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada inteira R$16,00 e meia R$8,00. Sua bilheteria fica aberta até às 17h30. 

Ópera de Arame

Teatro de estrutura tubular e teto transparente, com capacidade para mais de 1500 pessoas. O espaço faz parte do Parque das Pedreiras, que tem ainda a Pedreira Paulo Leminski, batizada com o nome do poeta e letrista curitibano. É considerada uma obra emblemática, foi inaugurada em 1992. Funciona de terça a domingo, das 08h às 18h.

Parque Tanguá

O Parque, que foi inaugurado em 1996, surpreende pela sua beleza. Fica em uma área de 235 mil m², lugar de um antigo complexo de pedreiras desativadas. Faz parte do projeto de preservação do curso do Rio Barigui, junto com os Parques Tingui e Barigui. Além de toda beleza dos jardins, ainda tem destaque duas pedreiras, unidas por um túnel de 45 m de extensão, que pode ser atravessado a pé por uma passarela sobre a água. O parque tem um bar flutuante, espaço para churrasqueiras, mirante, pista de corrida e caminhada. É muito usado pela comunidade para prática de exercícios. Funciona diariamente das 08h às 18h

Parque Tingui

Inaugurado em 1994, ali fica o Memorial Ucraniano, que tem implantada a réplica de uma igreja ucraniana onde são realizados eventos culturais e exposições. A edificação e o campanário, baseados no estilo bizantino, que caracterizam as construções da Ucrânia, é uma homenagem à influência da cultura ucraniana na história de Curitiba. O Memorial funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

Centro Histórico

É onde o passado preservado da antiga Vila Nossa Senhora da Luz revela uma Curitiba do futuro. Cosmopolita e muito cultural. Toda sua extensão é de pedras irregulares e ali ficam os prédios mais proeminentes da cidade, como o Paço da Liberdade, Palacete Wolf, Memorial Curitiba, Igreja do Rosário, entre outros. Ali acontece também a famosa Feira do Largo da Ordem. Como muitos dos prédios históricos ficam em se entorno e é possível visitá-los, o melhor é andar por toda a sua extensão.

Largo da Ordem

Largo Coronel Enéas, mais conhecido como Largo da Ordem, é o ponto de união do casario do centro histórico. Palco dos pregões dos colonos, que vendiam seus produtos, trazidos das periferias. O antigo bebedouro dos animais, ainda está lá preservado. 

Catedral Basílica Menor

Erguida em 1893, em estilo neogótico, é dedicada a Nossa Senhora da Luz e a São José dos Pinhais. Diz-se que em 1654, no mesmo local onde está a Catedral, uma capela foi construída, dando início ao louvor a Nossa Senhora.

Paço da Liberdade

Edificação em estilo art noveau, fica localizado na Praça Generoso Marques e foi construído em 1916. Já foi a sede da prefeitura de Curitiba. É tombado pelo Patrimônio Histórico e artístico nacional. 

Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib

Inaugurada em 1972, possui uma cúpula central, ladeada por duas torres e impressiona pela beleza de sua cor azul turquesa. É possível visitá-la, mas é preciso atender às regras e costumes. As mulheres só podem adentrar cobertas dos pés a cabeça. E todos devem entrar descalços. 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas

A Igreja do Rosário foi construída no século XVIII por escravos. A capela original foi demolida em 1931 e em 1946 ergueu-se a atual. Já a Igreja da Ordem foi construída em 1737 e é a mais igreja católica da cidade de Curitiba. Em seu anexo fica o Museu de Arte Sacra.

Prédio da UFPR – Universidade Federa do Paraná

Foi a primeira Universidade do Brasil, criada em 1912. Seu prédio de 1916 foi construído em estilo greco-romano, esta entre as edificações históricas que preservam a memória da cidade. Está localizada na Praça Santos Andrade.

No domingo, das 09h às 14h acontece a tradicional Feirinha do Largo da Ordem, com mais de mil expositores, que vendem de tudo e mais um pouco. Como adoro feiras, lógico que me embrenhei pelo meio das barraquinhas!! 

Espero que tenham gostado desse passeio por Curitiba, que foi só um pouco do que a cidade oferece em termos de atrações. Eu ainda preciso voltar para conseguir ver o que faltou, como a Torre Panorâmica, que estava lotada na hora em que passamos por lá e não pudemos entrar, o Bosque Alemão, Bosque Zaninelli, Museu Ferroviário e para curtir os bares do Largo da Ordem, que são famosos por serem animados!!

Uma dica legal para quem for passear em Curitiba é usar o Linha Turismo, ônibus que passa em praticamente todos os pontos turísticos. Ele opera de terça a domingo, das 09h às 17h30, e passa a cada 30min. Seu ingresso pode ser comprado no próprio ônibus ou em postos de atendimento, como o da Rua 24 horas. Crianças até 5 anos não pagam. 

No mais é só aproveitar, curtir tudo que a cidade tem pra mostrar. Enjoy!

Besos


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui