Teresópolis ou só Terê, para os íntimos!

0
725
Teresópolis Dedo de Deus
Minha relação de amizade com a cidade de Teresópolis começou em setembro de 2010 quando fui morar lá! Fazia calor e tinha um sol lindo no dia em que a nossa mudança chegou, pra logo em seguida começar aquela “fumaça” estranha, que se espalhava rápida e que fiquei sabendo, horas depois, era o famoso “ruço” (assim mesmo, com cedilha).
 

Essa seria apenas a primeira de muitas vezes que o ruço descia e encobria tudo, não deixando que se visse, às vezes, a casa do outro lado da rua. Lindo!

O ruço ou neblina, cobrindo a cidade.
Tá ruço !

Emancipada de Magé em 06 de Julho de 1891, Teresópolis recebeu este nome em homenagem a Imperatriz Teresa Cristina, que havia falecido dois anos antes. Ela fica a 875 metros de altitude e seu cartão postal mais famoso, o Dedo de Deus, está a 1.692 metros. De forma imponente e quase que onipresente, mostrando como podemos ser tão pequenos diante de uma maravilha da natureza.

Leia também:

Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Dedo de Deus
Dedo de Deus – Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Granja Comary

Em Teresópolis tem a Granja Comary, condomínio luxuoso erguido onde antigamente ficava a Fazenda Guinle, propriedade da tradicionalíssima família carioca que chegou a ser dona do Copacabana Palace e tem entre seus descendentes famosos o (falecido) playboy, Jorginho Guinle e a atriz Guilhermina Guinle.

Ali naquele espaço fica o Centro de Treinamento da CBF, onde a nossa Seleção costuma ficar concentrada antes de jogos importantes. E fica também o Lago Comary, uma beleza de espelho d’água emoldurada pela Serra dos Órgãos.

Granja Comary, onde fica o Centro de Treinamento da CBF
A turma de gansos é o xodó da Granja e toma conta do pedaço !!
Dedo de Deus, visto da Granja Comary
Lago Comary emoldurado pelo Dedo de Deus.

Feirinha do Alto 

Tem a Feirinha de Teresópolis, que acontece todos os sábados, domingos e feriados. Reunindo na Praça Higino da Silveira, no bairro do Alto, mais de 500 barraquinhas, que vendem de tudo! Tudo mesmo!! É de lá que parte o Trem da Alegria, que faz um passeio pela cidade, com música alta e dançante e seus personagens de histórias infantis!
Turistas curtindo o Trem da Alegria, na Feirarte

Igrejas de Teresópolis

Tem a Igreja Matriz de Santa Tereza, no Centro, e tem a Igreja de Santo Antônio do Paquequer, no Alto, os dois, Padroeiros da cidade.
Igreja Matriz de Santa Tereza
Igreja de Santo Antônio, no bairro do Alto

Fonte Judith

Ah! No Bairro do Alto tem a Fonte Judith, fonte de água natural, conhecida por suas propriedades medicinais. A história conta que a fonte foi construída por um rico comerciante, que veio para cidade em busca de tratamento para a filha, que estava doente. A água para consumo, lá em casa, era sempre desta Fonte!
Fonte Judith
Fonte Judith

Hotel Higino

Também no bairro do Alto, o suntuoso Hotel Higino. Construído nos anos 1940, viveu seu auge até o início dos anos 70. Os moradores mais antigos da cidade falam com saudosismo dos bailes de gala, dos carnavais à fantasia e dos shows que aconteciam em seus salões. As pessoas vinham de outras cidades e estados para se hospedarem ali. Hoje o Hotel é um condomínio residencial e aluga seus salões para eventos como casamentos e formaturas.
Teresópolis Hotel Higino

Vila St. Gallen

Terê tem ainda uma variedade de restaurantes e confeitarias como a Vila St. Gallen, pertencente a Cervejaria Therezópolis, um espaço com restaurantes e fábrica de cerveja artesanal. Eles reproduziram uma vila alemã, com capela, lojinhas, cafés. O lugar é uma graça! Bem no meio da Vila, em um pedestal tem o Harlekin, com quem se pode conversar e pedir conselhos, que ele responde tudinho ahahaha
Teresópolis Vila Sant Gallen
Teresópolis Vila Sant Gallen

Mas Teresópolis oferece mais opções de restaurantes como:

Novilho de Ouro 
Maria Torta, 
Taberna Alpina,
*Restaurante D. Irene

Isso para citar alguns, onde se pode degustar pratos e sobremesas saborosos. Lojas de vinhos (e bebidas em geral). Tem os legumes, verduras e frutas mais tenros que eu já vi e que ajudam a agradar o paladar na hora de preparar algo bem gostoso para celebrar com os amigos em casa.

Vocês sabiam que a produção de hortaliças da serra abastece boa parte das feiras na cidade do Rio de Janeiro?

Espaço Aranda

Tem o Espaço Aranda, com uma exposição de orquídeas maravilhosas. Vocês podem admirar, fotografar e também levar para casa, diferentes tipos de orquídeas. Uma mais linda que a outra!
Teresópolis Espaço Aranda
Teresópolis Espaço Aranda
E se não bastasse tudo isso, Teresópolis tem o aconchego das pessoas e um Sol que aquece as manhãs geladas no inverno!! Difícil não se afeiçoar, né?!
Teresópolis Vista do Morro do Mirante
Vista do Morro do Mirante
PS 1.: Se vocês tiverem oportunidade, visitem Teresópolis. Ela fica a aproximadamente 90 km do centro do Rio de Janeiro, vindo pela Linha Vermelha até a Rodovia Washington Luiz e depois entrando pela Rio-Teresópolis.
PS 2.: *O Restaurante Dona Irene é considerado o melhor de culinária russa, no Brasil! É preciso ligar com antecedência, pois eles só atendem com horário marcado!
Teresópolis RJ

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

+DICAS DE HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. 

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, o portal que garante o melhor preço na sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

+SEGURO DE VIAGEM
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Pague em até 12x sem juros no Cartão de Crédito.  

+INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Booking.com e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.