Theatro Municipal de São Paulo, a casa de ópera da cidade

1
4680

Visitar a terra da garoa e não tirar algumas horas para conhecer o Centro Histórico da cidade, mais precisamente o Theatro Municipal de São Paulo, é praticamente uma falta grave!!! Dai que para aproveitar bem a dica aqui é fazer uma visita guiada, como a que eu fiz, com monitores super simpáticos (no dia em que estive lá, a Julia foi nossa guia) que te levam a uma volta ao passado, enquanto percorrem com o grupo as escadarias, os salões e os subterrâneos de um dos lugares mais bonitos que já visitei.

O Theatro 

Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, foi inaugurado em setembro de 1911, durante a era pujante do café e da industria, tornando-se um dos marcos do desenvolvimento da cidade nos anos 1920. Foi todo financiado por incentivos fiscais e pelos barões do café. No dia de sua inauguração a cidade de São Paulo viveu seu primeiro engarrafamento, com mais de 20 mil pessoas se aglomerando no entorno do prédio para admirarem a festa e os convidados ilustres que chegavam para a noite de gala. Foi o primeiro prédio com luz elétrica da cidade! É considerado um dos mais bonitos do Brasil, junto com os teatros do Rio de Janeiro e de Manaus, para citar alguns.

Ao visitar o Theatro fique sempre atento aos detalhes.

Com forte influência europeia, foi criado para ser uma casa de ópera no estilo das de Paris. Palco de movimentações artísticas como a Semana de Arte Moderna de 22, até hoje é referência no mundo artístico e musical brasileiro. Seu prédio centenário passou por uma reforma profunda em 1954 e depois disso, por mais dois restauros, em 1991 e outro em 2011, para o aniversário de 100 anos. A programação do Theatro é sempre muito movimentada e você pode assistir desde apresentações de balé, até concertos, óperas, shows musicais e peças teatrais nacionais e internacionais. Artistas renomados como Maria Callas, Enrico Caruso, Ella Fitzgerald e o bailarino Mikahil Baryshnikov, já passaram por seu belo palco. Sua platéia tem mais de 1500 lugares, e conta com assentos especiais para obesos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Foto: Divulgação.

Escadarias e Salões

Considerada uma obra ousada para a época, apresenta traços renascentistas e do barroco na fachada. Em seu interior exibe muitos adornos e obras de arte como bustos de bronze, medalhões, afrescos, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores italianos. Os mármores foram usados nas escadarias, três tipos por sinal: Carrara, Siena e Verona. É um luxo só! No topo da escada, na entrada para os corredores, pode-se ver a imagem esculpida de um Sátiro, figura que na Grécia Antiga representava o nascimento do teatro. E folhas de café estão representadas em vários lugares como nas paredes e adornos.

Seu salão nobre é uma versão menor da Galeria dos Espelhos, do Palácio de Versalhes. Era usado para festas e banquetes dos ricos e políticos da época. Atualmente também pode ser locado para eventos. Os detalhes do Salão ressaltam aos olhos. Suas portas de madeira são revestidas em latão e as molduras no teto, paredes e janelas, são folheadas a ouro.

O afresco no teto, de autoria do artista plástico Oscar Pereira da Silva, representa a música, o teatro e a dança. Seu assoalho é de madeiras nobres, como peroba rosa e pau marfim. Os vitrais do salão são alemães, os cristais belgas e as colunas com mármore nacional vieram de Ituporanga.

Em um dos corredores três portas chamam a atenção. Elas levam aos Balcões Nobres, onde apenas os barões do café e os políticos mais proeminentes tinham assento, eram destinados a Primeira Ordem. Hoje é destinado ao Prefeito, ao Governador e seus convidados.

Balcão Nobre, era destinado a Primeira Ordem, os barões do café.

Os móveis em marchetaria, são Sírios e faziam parte da Sala de Fumar, destinada às mulheres, que naquela época não podiam fumar na frente de outras pessoas. Hoje ficam dispostos na salinha em frente às portas do Balcão Nobre.

O Salão dos Arcos é a fundação do Theatro, estando a 1,4 m do nível da rua e era o sistema de ar e refrigeração da platéia. Estava em negociação para ser transformado em um café ou Pub.

Curiosidade !!

O Theatro Municipal de São Paulo fica em uma das áreas mais emblemáticas e tradicionais da cidade, foi construído no terreno onde ficava o Morro do Chá. Com certeza vocês já ouviram falar do Viaduto do Chá! Pois é, toda aquela área, onde fica o Shopping Light, Edifício Matarazzo, entre outros prédios, era uma enorme plantação de chá da índia. Ali fica o Vale do Anhangabaú, onde passava o rio de mesmo nome. Hoje em dia é um lugar meio perigoso, o que é uma pena, pois é lindo. Durante o dia, com muita atenção e cuidado dá para andar. Eu me senti segura por que para todo lado que olhava tinha um grupo de PMs. Mas só durante o dia, não se arrisque a andar por lá depois das 18h.

Theatro Municipal visto do Vale do Anhangabaú.

Já que você vai estar por ali, aproveite para dar um pulinho no Prédio dos Correios, construção linda, datada de 1922 que hoje abriga o Centro Cultural dos Correios, Agência Central e Agência Filatélica D. Pedro II. Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h. Entrada gratuita.

Prédio dos Correios no Vale do Anhangabaú.

Gostaram? Vão incluir esses passeios em uma próxima visita a São Paulo? Espero que sim, pois vocês vão adorar!


VEJA COMO AGENDAR SUA VISITA

As visitas guiadas acontecem diariamente em três horários: às 11h, 15h e 17h. Aos sábados e feriados, às 14h e às 15h. A capacidade máxima por horário é de 50 pessoas. A entrada é gratuita mas ATENÇÃO: as inscrições são feitas no local, uma hora antes do horário da visita (vagas limitadas e por ordem de chegada). Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República. Contato: (11) 3053-2100


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

Artigo anteriorIbis Criciúma, hospedagem com bom custo-benefício
Próximo artigoPasso a passo de como fazer seu passaporte
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.