Pomerode: Museu Casa do Imigrante, Carl Weege

Casa do Imigrante - Carl Weege em Pomerode, Santa Catarina.

0
136

Quando estiver em Pomerode, não esqueça de fazer uma visita ao Museu Casa do Imigrante, Carl Weege. Ela faz parte do roteiro turístico da cidade e tem o objetivo de ajudar a contar sua história. O passeio é interessante para conhecer como era o dia a dia das famílias dos colonizadores da região, através do rico acervo de objetos, utensílios domésticos, mobiliário, documentos e vestuário. Era uma vida de hábitos simples, sem energia ou água encanada, mas com muita fartura em virtude do trabalho na lavoura e criação de animais.

Adorei a porta verde da cozinha!

A casa é parte do patrimônio da Família Weege, uma das fundadoras de Pomerode. E é uma típica construção em estilo enxaimel. O imigrante pomerano Carl Weege, nasceu em Regenwald, distrito da cidade de Lobez, na antiga Pomerânia. Aos 12 anos mudou-se para o Brasil, junto com a família e aos 20 anos casou-se com Caroline Augusta, com quem teve 15 filhos.

A descendência de Carl e Caroline Weege retratada através de sua árvore genealógica.
Quarto do Casal Weege. Caminha estreita né?!

Esse ambiente ficou tão bucólico…
Naquela época o sótão das casas era utilizado tanto como dormitório como para armazenar a colheita.

A família se estabelece no local onde fica Pomerode Fundos, trabalhando na agricultura. Constroem um atafona, para a moagem de milho e produção de farinha (fubá) e uma moenda para cana, e se dedicam ao comércio, contribuindo assim para o crescimento da região.

Maquete animada da “atafona”, para demonstrações de como funcionava a máquina. É uma gracinha funcionando!!
Moenda de cana, que servia para fazer entre outras coisas, o açúcar mascavo, consumido pela família.

Em pouco mais de um hora de visita vocês conseguem ver tudo. Por isso dá pra conhecer e depois continuar o roteiro pelo restante da cidade ou mesmo parar na Cervejaria Schornstein para aquele happy hour com uma bela cerveja artesanal! E não esqueçam de fazer muitas fotos, pois o lugar é convidativo. Principalmente no jardim onde fica a roda d’água e o lago. Se estiver um dia ensolarado como o que eu peguei, fica melhor ainda!

SERVIÇO

Casa do Imigrante – Carl Weege
Aberta de terça a domingo – das 9h às 12h e das 13h às 17h
Rua Leopoldo Blaese, 11 – Pomerode Fundos
Fone: (47) 3387.2613 – Entrada gratuita

Leia também:

Pomerode, o que fazer na cidade mais alemã do Brasil


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui