Convento da Penha, patrimônio em Vila Velha

2
5781
Convento da Penha Vila Velha

O Convento da Penha é a dica de hoje do Casa de Doda! Ele é considerado um dos pontos turísticos mais famosos e visitados do Espírito Santo e que fica no alto de um penhasco em Vila Velha!

Na foto abaixo o Convento visto a partir da janela da casa de amigos. Eles moram na Praia da Costa e têm essa vista “feia” para o ponto turístico mais querido dos capixabas!

O penhasco onde fica o convento
Penhasco onde fica o convento

Um pouco de história!

No dia 23 de maio de 1535, um grupo de portugueses, a bordo da caravela Glória e comandados por Vasco Fernandes Coutinho, desembarcam na Prainha, em Vila Velha. A partir daquele momento nascia também o Espírito Santo.

Prainha
A Prainha, onde atracou a Caravela Glória! Hoje é um parque, palco das principais festas da cidade, como a Festa da Penha.

Ao lado da Prainha, fica o Forte Francisco Xavier. Construído em 1535 por Vasco Coutinho, em 1862 passou à Marinha, que tinha ali uma escola de aprendizes que foi extinta 1866. Atualmente é ocupado pelo 38° Bl. de Infantaria do Exército.

Forte Francisco Xavier

A cidade, com aproximadamente 470 mil habitantes, é a mais antiga do Estado e foi a primeira sede da Capitania do Espírito Santo. Naquela época a região era habitada pelas tribos indígenas dos goitacás, tupiniquins e aimorés. Estes últimos considerados os mais selvagens.

Depois de um embate com os índios, Vasco Fernandes se estabeleceu ali, com os demais homens que o acompanhavam, fundando a Vila do Espírito Santo. Durante algum tempo os portugueses resistiram, tocando suas vidas, dedicando-se a agricultura e a pecuária. A cidade de Vila Velha só recebe este nome definitivamente em 1890, quando é instaurada a Constituição do Espírito Santo.

Vista de Vila Velha
Vista panorâmica da cidade de Vila Velha.
Vista de Vila Velha
Fábrica da Garoto
A fábrica da Garoto é “filha” da cidade. A visita guiada e a lojinha cheia de delícias são imperdíveis! Mesmo para quem está de dieta!

Só que os índios entre outras ameaças, não davam trégua e Vasco Fernandes então, no ano de 1551, transferiu a sede da Capitania para Vitória, que recebeu o nome de Vila de Nossa Senhora da Vitória e que permanece até hoje, como capital do estado.

Convento da Penha Vila Velha
A cidade de Vitória e a Terceira Ponte, que a liga a Vila Velha, vistas a partir do Convento da Penha.

O Convento da Penha

Tudo começou com o Frei Pedro Palácios, um espanhol natural de Medina do Rio Seco, que chegou ao Espírito Santo em 1558, trazendo consigo um painel de Nossa Senhora das Alegrias.

Em 1562 Frei Palácios constrói a primeira capela, que hoje é dedicada a São Francisco de Assis e, em 1568, ergue uma capela entre duas palmeiras, que recebe a imagem de Nossa Senhora da Penha que havia sido trazida de Portugal. 

Em 1570 ele realiza a primeira festa com a imagem, vindo a falecer logo em seguida, na Capela de São Francisco.

Inicialmente a devoção era a Nossa Senhora das Alegrias (ou dos Prazeres) mas, com a construção da Capela sobre o penhasco, a imagem do Altar Mor passa a ser denominada de Nossa Senhora da Penha, referindo-se naquele momento, mais ao lugar onde estava, do que a alguma virtude de Nossa Senhora.

Por isso é comum algumas pessoas se referirem ao Convento como Santuário de Nossa Senhora da Penha e das Alegrias. No ano de 1750 a ampliação no Santuário é iniciada e o resultado é uma das mais belas construções do Brasil Colonial.

Convento da Penha Vila Velha
Mais um pouco da vista deslumbrante que se tem da Baía de Vitória, da Terceira Ponte e um pouco da Ilha do Boi.

Para acessar o Convento da Penha pode-se subir o morro, que tem 154 metros de altitude, de carro ou com as vans que fazem o translado.

Convento da Penha Vila Velha
Convento da Penha Vila Velha
Convento da Penha Vila Velha
Porta da Clausura.
Convento da Penha Vila Velha
Ruínas da antiga casa onde ficavam os escravos do Convento.

Mas há quem prefira subir andando pelo antigo caminho aberto pelos índios e hoje chamado de ladeira da penitência ou “ladeira das sete voltas”. É uma ladeira de 589 metros e toda calçada com pedras pé-de-moleque.

Virou o ponto de romaria para os fiéis que vão até lá pagar promessas ou mesmo ter um momento de contemplação da natureza, já que a área do Convento ainda guarda um pequeno fragmento de Mata Atlântica, com sua rica fauna e flora.

A ladeira também é boa para ter um tempo de reflexão. Eu a subi duas vezes e foi muito bom.

Independente da fé que se professa, o Convento da Penha é lugar obrigatório para visitas, dada a sua importância histórica para o Espírito Santo e também para o Brasil. Em 1943 foi tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

Além da vista maravilhosa, para as cidades de Vila Velha e Vitória, o Convento também tem o Museu de Nossa Senhora e a Sala dos Milagres, onde fiéis agradecidos por graças alcançadas depositam ofertas das mais interessantes como velas, roupas, muletas, próteses e até cadeiras de rodas.

Praia da Costa
Estando em Vila Velha, aproveitem para andar pela Praia da Costa. Parem em um dos restaurantes da orla e peçam o camarão no coco. É de comer rezando! Acreditem!

E esse foi o passeio de hoje! Espero que tenham gostado. Vocês já conhecem o Convento da Penha? Me contem! E Vila Velha, vocês conhecem? Pois eu tenho aqui um post muito legal da Klécia do Fui Ser Viajante, onde ela conta tudo sobre o que fazer em Vila Velha 😉

**Notaram que eu apareço com roupas diferentes?! Não, eu não me troquei no Convento, as fotos foram tiradas em diferentes idas até lá! Nada que interfira, mas eu quis comentar!!!! 😉

CONVENTO DA PENHA| INFORMAÇÕES

Rua Vasco Coutinho, s/n° – Prainha – Vila Velha|ES – CEP: 29100-231. Fone: +55 27 3329-0420. Funcionamento do Portão de Acesso: de segunda a sábado: das 05h15 às 16h45. Domingos: das 04h15 às 16h45. www.conventodapenha.org.br


Convento da Penha Vila Velha

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

Artigo anteriorHotel Açores, hospedagem em Balneário Camboriú
Próximo artigoBlog Simply Life, convidado do Amigos da Casa
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.