Osterfest, a Festa da Páscoa – Pomerode|SC

5
196

No final de semana que passou fomos à Pomerode visitar a Osterfest, a Festa de Páscoa Alemã, que este ano chega a sua 9° edição. Mesmo com o calor de 30°C e filas intermináveis nos restaurantes e atrações turísticas, os visitantes não se intimidaram e lotaram as ruas da cidade, principalmente no entorno do Centro Cultural, onde a vila da Páscoa foi montada.

São inúmeras atrações! Praça de alimentação com muita comida saborosa e cervejas artesanais, Feira de Artesanato, lojas com produtos da região; variadas brincadeiras para as crianças, entre elas o trenzinho que percorre a Mini Cidade; a Casa do Coelho, onde elas podem fazer fotos com o dono da festa; oficina de pintura das casquinhas naturais, ou a oficina para fazer as bolachas de páscoa; contação de histórias, Mini Fazendinha, com coelhos e pôneis, entre outras. Diversão é o que não falta. Tem até um espaço para o seu pet ficar tranquilo e confortável, enquanto você curte a festa, e um estacionamento exclusivo para Bikes, para aqueles que preferirem ir pedalando para Pomerode. A organização pensou em tudo para que não role estresse aos visitantes!

osterfest-pomerode-52
Marido e nosso amigo Leandro, foram de bike! Venceram os 33 km entre Blumenau e Pomerode, e depois curtiram uma cervejinha bem gelada!

Mas a grande atração, sem dúvida, é a Osterbaum, a Árvore da Páscoa, que nesta edição chegou ao livro dos Recordes, como a Maior Osterbaum do Mundo. Isso mesmo! Os Pomerodenses se engajaram numa bonita campanha, com o objetivo de inscrever a sua Árvore da Páscoa, no Guinness World Records e conseguiram!

osterfest-pomerode-20

Tudo começou na Osterfest de 2016, quando a Osterbaum foi montada com quase 100 mil casquinhas, só que elas eram de plástico. Quando os juízes do Guinness chegaram, informaram que daquele jeito ela não poderia ser avaliada, que teriam de ser casquinhas naturais. A partir daquele dia o desafio foi lançado e, por quase um ano, toda a comunidade, incluindo moradores, empresas, Ong’s, se movimentou para juntar as casquinhas! Legal né?! Com a campanha mais de 120 mil casquinhas foram arrecadadas. A partir dai começou mais uma etapa, que era a de pintar cada uma delas e depois coloca-las na árvore.

A árvore de 18 metros de altura, começou a ser montada no dia 02 de março e só terminou no dia 06. Foram cerca de 08h diárias de trabalho, envolvendo muitos voluntários.  Nela foram colocadas 82.404 casquinhas naturais, as restantes servirão como um backup, caso alguma estrague durante o período da festa!

osterfest-pomerode-18

E para quem não sabe, a montagem da Osterbaum é uma tradição que veio para o Brasil com os imigrantes alemães. Sua simbologia retrata os galhos secos como a tristeza pela agonia e morte de Jesus Cristo, já os ovos são a alegria pela ressurreição, lembram a vida, o recomeço.

osterfest-pomerode-49
Selo do Guinness World Records, certificando que esta é a maior Osterbaum do Mundo.

O legal é que a cidade toda se enfeita. Desde o pórtico de entrada, até as casas dos moradores, todos têm algum detalhe de Páscoa para mostrar!

Ainda na Vila da Páscoa, não deixe de passar pelo Atelier de Pintura, onde a artista plástica Silvana Pujol fica decorando cascas naturais. São cascas de ovos de gansa, pata, avestruz, galinha!! Todos os tamanhos imagináveis. O trabalho dela é divino. Dependendo do tamanho da casca e o tipo de decoração feita, pode levar até 80h de trabalho 🙂

osterfest-pomerode-23

A Osterfest 2017 acontece no Centro Cultural de Pomerode, até o dia 16 de abril, no domingo de Páscoa. Funciona de quinta a domingo, das 10h às 19h, e tem entrada gratuita. MAS ATENÇÃO: as oficinas de pintura e de bolachas são pagas, e custam R$ 10,00.

osterfest-pomerode-47
Não se perca na Osterfest, veja aqui no mapa onde encontrar tudo por lá !!

E ai, gostaram de mais esse passeio? Espero que sim! Então, até a próxima.

Besos

Osterfest


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

5 COMENTÁRIOS

  1. Que interessante Márcia! Eu não conhecia essa festa e muito menos que há “árvore de Páscoa”, he he he… Muito linda! E que legal que ela agora é a maior do mundo… Obrigada por compartilhar!
    Um super beijo
    Carolina

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui