#BaúdaDoda, mais um pouco das Férias 2007!

4
52

Conforme combinado, hoje eu volto para continuar falando da nossa #roadtrip pelo Nordeste (a segunda, pois a primeira foi em 2005), das Férias 2007! Vocês lembram que no post anterior eu terminei com o nosso passeio em Barreirinhas, de voadeira pelo Rio Preguiças? O passeio dura o dia todo, praticamente. Nós chegamos de volta no hotel já era umas 17h e enquanto nos arrumávamos para fazer um lanche ou jantar, alguém disse: e se a gente voltasse pra São Luís hoje? Acho que aqui já deu o que tinha que dar. Nós nos olhamos e foi tipo um: “demorô”! E lá fomos nós de volta pra São Luís!!

Não tínhamos reserva em nenhum hotel, dai que chegamos à cidade e corremos atrás do prejú! Ficamos numa espécie de flat. Eram duas suítes, com sala, cozinha e sacada. E tinha uma vista linda da praia. Eu não consegui lembrar qual é ou descobrir se ele ainda existe. Ampliei as fotos, olhei com lupa, mas nenhuma pista! Dai que coloquei as fotos aqui e, caso alguém saiba, me conta por favor? eheheheh. É que nunca imaginei que esses detalhes me fariam falta um dia!

Bom, depois de uma ótima noite de sono, na manhã seguinte fomos atrás do que fazer. Queríamos passear!! E alguém nos falou sobre visitar Alcântara, que fica em frente a São Luís, do outro lado da Baía de São Marcos! O que aceitamos de pronto.

A maneira mais rápida de se chegar a Alcântara é de lancha, barco ou catamarã, saindo do Cais da Praia Grande (Rampa Campos Melo (98) 3232-0692), o que leva em média uma hora e quinze minutos dependendo da maré. Os bilhetes variam de acordo com o tipo de embarcação: barco e lancha custam próximo de R$ 30,00 ida e volta. As saídas das embarcações dependem da maré, por isso partem no início da manhã, por volta das 07h30 até às 09h, e retornam no fim da tarde, por volta das 15h30. 

alcantara-ma-2007-19
Depois de quase uma hora navegando, começamos a avistar Alcântara.

Ah a maré! Isso foi algo que me chamou muito a atenção, o fenômeno da movimentação das marés. Saímos do Cais com o mar cheio, enorme! Na volta, o barco precisou parar na Praia da Ponta da Areia, por que a maré tinha baixado. De lá, uma van nos deixou no centro de São Luís. Na verdade, a frente de São Luís estava “seca”, como se ali não houvesse um mar. Achei aquilo muito tri!! Lendo a respeito vi que existem explicações para isso: as fases da lua, localização geográfica de São Luís e a proximidade da Linha do Equador, podem influenciar na vazante ou jusante!

sao-luis-2007-1
Nossa ida, com o Centro Histórico de São Luís e o Cais, ficando para trás. O mar estava “cheião”!
alcantara-ma-2007-10
Na volta, a maré tinha recuado muito. Tinha ficado só um mangue na frente da cidade. Estávamos na van, que nos trouxe até o centro.

Mas vamos colocar Alcântara no contexto histórico!? A cidade faz parte da Região Metropolitana de São Luís. Já foi aldeia tupinambá e se chamava Tapuitapera. Hoje tem uma das maiores áreas remanescentes de quilombos do estado. Os franceses estabeleceram-se por lá no início do séc. XVII, logo sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648 e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial. É nesse momento que o Centro Histórico da cidade ganha os contornos que se conhece hoje. Erguem-se a Casa de Câmara e Cadeia, o Pelourinho, seus imponentes sobrados e igrejas.

alcantara-ma-2007-13
Ladeira do Jacaré, que leva ao Centro Histórico da cidade, cercada de casas coloniais.

Abaixo a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (a mais conservada da cidade)antigos casarões que hoje abrigam pousadas e o comércio local; mais uma da Ladeira do Jacaré; eu, no Campanário da Igreja de Nossa Senhora do Desterro; a cena fofa de um doguinho, tranquilo em sua janela, vendo o movimento dos turistas e o prédio da Prefeitura (um pedacinho dele!).

alcantara-ma-2007-2

No séc. XIX a cidade entra num período de decadência e como dizem algumas pessoas, “torna-se a cidade que parou no tempo”. Andando por suas ruas, em meio às ruínas, é fácil entender por que dizem isso. Mas nada tira o encanto e o charme do lugar. É como se a gente se trasportasse até os séculos passados, imaginando tudo o que acontecia por ali.

Abaixo, em sentido horário: as ruínas da Igreja Matriz de São Matias (que também ilustra a abertura do post), um dos cartões-postais de Alcântara, jamais foi totalmente concluída. Durante a construção, que começou em meados do século 17, era utilizada para cultos, mas foi desativada em 1884. Ruínas do Barão de Pindaré e do Palácio Negro (também antigo mercado de escravos), casarões que tinham a intenção de hospedar D. Pedro I, em sua visita à cidade, mas isso nunca aconteceu. Rua da Amargura, onde moravam os ricos barões (e onde fica o Palácio Negro). E na última foto, nós, emolduradas pelas ruínas da Casa do Imperador.

alcantara-ma-2007-8

Visitamos o Museu Casa Histórica de Alcântara, que fica na Praça da Matriz e funciona de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 16h30. Sábados, domingos e feriados, das 09h às 14h. Seu acervo tem mobiliário, indumentárias, cerâmicas e azulejos que têm o objetivo de retratar a história doméstica do Brasil Monárquico (não achei uma foto da fachada do prédio, uma lástima, pois ele é lindinho).

alcantara-ma-2007-23
Vista para a cidade, a partir do segundo pavimento do Museu.
alcantara-ma-2007-24
Vista da Ilha do Livramento, também do Museu. São muitas as histórias a envolvendo. Inclusive de sereias, assombrações, homens misteriosos!

Passamos também pelo Museu Histórico de Alcântara, que fica na Praça do Pelourinho, num casarão do séc. XIX, revestido de azulejos (que eu não tenho foto!!). Nas paredes, azulejos portugueses de diferentes estampas estão expostos. Alguns casarões, como esse da foto abaixo, ainda ostentavam suas fachadas com esse revestimento. Uma coisa linda de ver. Mas dava um dó, pois eles tinham um aspecto tão mal cuidado. Pesquisando, descobri que esse casarão continua firme e forte!

Alcântara também tem a Casa de Cultura Aeroespacial. Um museuzinho, que expõe réplicas de foguetes já lançados pela CLA – Centro de Lançamento de Alcântara. Para quem não sabe desde 1983 a cidade é sede da base brasileira de lançamento de foguetes. A escolha da cidade se deve por sua proximidade com a linha do Equador, que segundo os especialistas é favorável para os lançamentos. É considerada uma das melhores do mundo, devido a sua vantajosa posição a dois graus da linha do Equador. Na América Latina é o único concorrente do Centro Espacial de Kourou, situado na Guiana Francesa. A entrada é gratuita. E eu não tenho fotos de lá 🙁 !!

E pra fechar este post, nós, sentadas à sombra, sem compromisso, em um dos tantos cantinhos bucólicos de Alcântara, e uma das raras aparições do Gui! Espero que tenham gostado até aqui. No próximo eu termino (prometo!) de contar nossa andança. Agora falta pouco.

Besos

alcantara-ma-2007-25

alcantara-ma-2007-26

LEIA TAMBÉM:

#BaúdaDoda, Férias em família 2007!

#BaúdaDoda, Férias 2007, capítulo final!

bau-da-doda


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.

INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui