Diamantina: o que fazer na cidade dos diamantes e JK

4
9799
Diamantina MG

O destino de hoje, das Minhas Minas Gerais, é Diamantina, antigo Arraial do Tijuco. Trilha dos diamantes, nos Séculos XVII e XVIII, terra natal do Presidente JK e eleita Patrimônio Cultural da Humanidade.

A cidade está incrustada na Serra do Espinhaço, colossal paredão de pedra que circunda toda a cidade. De lá também vem as mimosas “Sempre Vivas”, flores delicadas, que parecem ter sido feitas à mão. No caso em questão, não as mãos do homem!!

flores sempre vivas
“Sempre Vivas”, flores nativas da Serra do Espinhaço. São colhidas, uma a uma, para formarem os buquês e enfeitarem outros tipos de artesanato. Seu colorido é natural!

Mais uma vez, se você quiser conhecer uma cidade histórica mineira, ande! Ande muito, sem medo de ser feliz!! Pois só assim poderá conhecer tudo (ou quase), o que a cidade oferece, e em Diamantina não foi diferente.

Nossa pousada ficava exatamente no Centro Histórico, o que facilitou muito, claro. Chegamos à cidade já depois das 14h, demos a entrada no hotel e pernas pra que te quero. Foi uma história de sobre e desce ladeira, mas que valeu cada pedra de calçamento andada eheheh…

Ao fundo a Serra do Espinhaço
Ao fundo, a majestosa Serra do Espinhaço.

O que visitar em Diamantina

Casa de Chica da Silva
Museu Casa de Chica da Silva, escrava que escandalizou a côrte e os fidalgos, no Século XVIII. Ela era amante de João Fernandes de Oliveira, rico comerciante de pedras, que a ela dava tudo e fez com que fosse “aceita” entre os nobres. A atriz Zezé Motta a imortalizou no cinema.
 
Funciona de segunda a sábado, de 09h às 17h, com entrada franca.
Diamantina, Capela de Chica da Silva
Da antiga Capela, que fazia parte do casarão de Chica da Silva, resta apenas o portal.
Museu do Diamante
Outro ponto turístico interessante é o Museu do Diamante, que conta toda a trajetória desde o momento em que foi identificada a primeira jazida, como era feita a extração, maquinário, etc. 
 
Lá estão expostas peças ligadas ao ciclo de exploração do diamante e objetos de arte sacra, como oratórios dos séc. XVII e XVIII.
 
Funcionamento: terça à sábado, de 12h às 17h30; domingos e feriados das 09h às 12h. Entrada gratuita.
Museu do Diamante
Foto: Portal Viva Diamantina.

A cidade tem inúmeras Igrejas. Todas em estilo barroco, como a Catedral de Santo Antônio.

E a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, uma das principais igrejas da cidade.

Catedral de Santo Antônio
Fachada da Catedral Metropolitana de Santo Antônio.
Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo
Casario de Diamantina

As Ruas da Quitanda e Direita, no Centro Histórico, concentram os bares e restaurantes, além de casas de artesanato.

Sugestões: Recanto do Antonio, no Beco da Tecla e o Gringo’s Café e Restaurante, na Rua Direita. São ótimos!

Centro Histórico
Conjunto Histórico Arquitetônico de Diamantina.
Conjunto Histórico Arquitetônico de Diamantina.
Prédio da Prefeitura

Construído nos primeiros tempos do Arraial do Tijuco, o prédio foi edificado por iniciativa do governo colonial, com a designação especial da sede da intendência dos Diamantes.

A partir da segunda metade do séc. XIX passou a servir às atividades escolares, tendo funcionado em 1860 o Externato de Diamantina e, entre 1879 e 1896, a Escola Normal. Em 1907, instalou-se no velho sobrado um Grupo Escolar.

Diamantina, prédio da Prefeitura
Diamantina, Minas Gerais
Detalhes estampados nas janelas!
Chafariz da Câmara

Como na época não havia água canalizada nas casas, esses chafarizes eram construídos em locais estratégicos das vilas. Suas decorações eram quase sempre com carrancas ou animais marinhos.

Sua construção, original de 1861, apresenta nas bicas seis máscaras: cinco em pedra sabão e uma em cimento. O frontão, ao alto, exibe a data de 1890.

Diamantina, Chafariz da Camara
Diamantina, Praça JK
Eu e meu amigo JK!! Estátua em homenagem ao filho ilustre da cidade. Fica na praça que leva seu nome.
Passadiço da Glória

São dois prédios ligados por uma espécie de passarela. Foi residência de uma rica senhora, Dona Josefa Maria da Glória, que dá nome ao casarão.

Posteriormente, passa a ser residência de intendentes de diamantes e, em 1876, é entregue às irmãs de São Vicente de Paulo, que ali administram um orfanato e um internato. São elas que mandam construir o passadiço.

Conta a história que a intenção era preservar as internas dos olhares alheios, principalmente dos rapazes! Com a passarela, todos podiam ir e vir entre os prédios sem serem vistos.

Aberto a visitação de segunda a domingo, a partir das 08h30. Entrada gratuita. 

Diamantina, Passadiço da Glória
Mercado Velho

Ponto de parada dos tropeiros que passavam pela região, o Mercado Velho foi erguido em 1835 e passou por uma restauração em 1997. 

Tornando a partir dai, o Mercado Municipal da cidade, onde acontecem feiras de alimentos e de artesanato, sempre aos finais de semana. Fica na Praça Barão do Guaicuí, 170.

Diamantina, Mercado Velho
Diamantina, Minas Gerais
Hotel Tijuco

Claro que Oscar Niemeyer não poderia faltar em Diamantina! Ele está representado no Hotel Tijuco, projetado por ele. O novo e o moderno, em contraste com o colonial.

Hotel Tijuco
“Casa do Muxarabiê”

Atualmente uma Biblioteca, o casarão é um remanescente de uma das mais singulares construções do período colonial mineiro, única que ainda conserva, em sua forma original, um muxarabi.

Era um balcão em treliças de influência moura, destinado a observação discreta do que se passava na rua. Uma forma de ver, sem ser visto! 

Casa do Muxarabiê
Café do Beco

Se vocês estiverem em Diamantina, não podem perder o Café do Beco. Acontece aos domingos, das 08h às 12h, no Beco da Tecla.

Os quitutes são colocados em mesas, com preços variados. O café é sempre cortesia! Mas o charme desse encontro matinal é o Grupo da Seresta, que anima os comensais com músicas do cancioneiro popular. Impossível não sair dançando !!!

Beco do Tecla
Diamantina, Seresteiros
Grupo de Seresteiros animando a manhã de domingo!
Museu Casa de Juscelino Kubitscheck

De todos os pontos turísticos a serem visitados a casa simples à Rua São Francisco, n° 241, talvez seja o mais emblemático.

Ali viveu o Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira e a casa guarda tudo o que lhe pertenceu. Inclusive seu quarto de criança, que está lá conservado.

Diamantina, Museu Casa de Juscelino

Além de todas estas atrações, a cidade também é um convite a gastronomia e a música! No mês de novembro acontece o festival de gastronomia Diamantina Gourmet. E de março a outubro a Vesperata, manifestação musical genuína de Diamantina.

No evento os músicos tocam nas sacadas e janelas dos seculares casarões da Rua da Quitanda e são regidos pelos maestros posicionados no centro da rua, junto ao público presente. Espetáculo imperdível.

Paisagens de Diamantina

Espero que tenham gostado do passeio! Já conhecem Diamantina? Deixem recadinho ali nos comentários!

DIAMANTINA – INFORMAÇÕES

Diamantina, Minas Gerais

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

Artigo anteriorSão João del Rei e Tiradentes: pelos trilhos da história
Próximo artigoBento Gonçalves, passeando pelo Vale dos Vinhedos
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Excelente matéria sobre Diamantina. Penso que faltou apenas uma dica sobre o antigo caminho dos escravos e a mineração e a deliciosa Vila de Biribiri. Adorei essa cidade e pretendo voltar.

    • Oi Malu! Que bom que gostou. Realmente, eu não falei do caminho. Como não fiz a trilha lá, acabei não citando, mas não seria impedimento para eu colocar como dica! Obrigada pela sugestão! E muito obrigada pela visita e comentário. Um beijo

  2. DIAMANTINA

    Essa terra preciosa
    Era a joia colonial.
    Sua riqueza valiosa
    Era cobiça imperial.
    Sua história graciosa
    É a testemunha real.

    Nem tudo foi flor,
    Nessa mineração.
    O escravo teve dor,
    Ao qual, peço perdão,
    Mas teve muito amor
    Com Chica e o Barão.

    O diamante foi riqueza,
    E restaram os sobrados,
    Igreja com sua beleza,
    Vesperata com dobrados.
    Nova Mykonos, com certeza,
    Deixa todos deslumbrados.

    Na história da educação
    É referência nacional.
    Seu estilo de construção
    É patrimônio mundial.
    O filho de maior projeção
    Deu ao Brasil sua capital.

    Autor: Sebastião Santos Silva de Urandi-Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.